O Procec é um serviço permanente e iniciamos a fase de testes para a implantação na Urbs, na Procuradoria-Geral do Município e no Ippuc
A Prefeitura de Curitiba implantou, há dois anos, o Processo Eletrônico de Curitiba (Procec), que permite que cidadãos e empresas solicitem, pela internet, serviços e informações às secretarias municipais.
A plataforma facilita a vida do contribuinte ao reduzir filas e deslocamentos até as unidades da Prefeitura, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados, trazer economia de recursos para o município e diminuir o impacto ambiental.
Desde a sua implantação, em setembro de 2020, o processo eletrônico já gerou uma economia de R$ 8 milhões ao município. Desse total, R$ 7,3 milhões em redução de horas de trabalho e R$ 731 mil entre insumos e transporte de documentos, segundo dados da Secretaria de Planejamento Finanças e Orçamento, responsável pela criação do Procec.
Meio Ambiente agradece
Com os processos eletrônicos, houve uma redução de 63.112 horas de trabalho e diminuição da utilização de 3,16 milhões de folhas de papel e 126 mil capas de processos. Na prática, houve uma redução de 22,3 toneladas de consumo de papel, o que significa que 242 árvores foram poupadas de corte com a implantação do programa.
Pelo Procec, é possível fazer a tramitação dos processos administrativos a partir dos protocolos eletrônicos, com a redução dos processos físicos.
O Procec nasceu, inicialmente, para protocolos do ITBI. Em dois anos, foram realizados 142.116 protocolos pelo Procec, que já abrange 144 serviços, sendo 87 deles da área de Finanças e o restante nas secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente, Administração e Obras. Estima-se que foram evitados cerca de 250 mil deslocamentos de contribuintes à sede da Prefeitura, no Centro Cívico, e nas demais unidades da administração municipal nesse período.