Valorizar a luz natural tem sido uma tendência na construção civil
Valorizar a luz natural tem sido uma tendência na construção civil. Isso porque a iluminação solar é uma forma de levar benefícios à saúde dos moradores e frequentadores e garantir mais sustentabilidade aos empreendimentos, ainda mais no Brasil. A Construtora Andrade Ribeiro, de Curitiba, tem apostado em empreendimentos residenciais e comerciais com estruturas que favoreçam a entrada de luz natural nos ambientes.
É o caso de dois edifícios assinados pela construtora. Na área de comercial, o AR3000, localizado no bairro Juvevê, possui fachada envidraçada, que valoriza mais a entrada de iluminação solar. Os vidros insulados com low-e e gás argônio do empreendimento garantem também eficiência energética e conforto aos usuários. Nos espaços de uso comum, os frequentadores ainda encontram uma área ao ar livre para uma pausa no trabalho ou nos eventos corporativos.
Quando o assunto são os edifícios residenciais, está em obras no bairro Ecoville o Seventy Upper Mansion, com previsão de entrega para dezembro de 2022. O empreendimento da Andrade Ribeiro contará, nas suítes dos apartamentos, com esquadrias com vidros insulados de controle térmico e acústico. As plantas do edifício foram concebidas com a previsão de entrada máxima de luz natural nos ambientes. Outra característica é o rooftop de uso comum dos moradores, que diversifica a escolha de ambientes para eventos, com a possibilidade de uma área aberta e contato direto com a luz solar.
Segundo o engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro, valorizar a entrada da iluminação natural nos empreendimentos imobiliários tem sido importante em diferentes aspectos. “O planejamento de espaços com previsão de incidência solar garante otimização energética para o edifício como um todo. Utilizar este recurso nos ambientes fechados e mesmo nos espaços comuns é essencial para o bem-estar de quem frequenta esses locais, no que se refere a saúde física e mental dos moradores ou usuários de ambientes comerciais”, explica.
Conforme explica o especialista, empreendimentos com essas características também têm sido mais procurados pelos futuros moradores ou por quem quer comprar ou alugar salas comerciais. “O cliente se interessa por espaços abertos e integrados e a possibilidade de relação do ambiente interno com o externo é de suma importância. Fachadas envidraçadas sem interrupções e com entrada de luz natural é uma característica já padrão na procura por imóveis. O cliente foge de empreendimentos onde ele se sente fechado”, comenta o engenheiro.