A fábrica Bala de Banana Antonina foi fundada em 1979 por João Soter Corrêa e seu filho José Carlos Corrêa, conhecido como Zeca ou Zequinha
A família, originária de Santa Catarina, decidiu trocar o palmito pela banana e contratou um profissional experiente na área de doces, chamado de Sr. Zezo, primeiro baleiro da marca, e foram desenvolvendo a receita da bala. O “saber fazer” as balinhas é preservado nesses seus 42 anos de trajetória.
No início as balas eram vendidas sem embalagem em bancas da BR 277 pelos próprios donos do negócio. “Esse fato explica a tradição de turistas e viajantes que compram as balas quando passam pelo litoral paranaense”, conta Rafaela Takasaki Corrêa, diretora administrativa da empresa, e filha de José Carlos.
Apenas depois, as balas começaram a ser embaladas em papel verde, idealizado e desenhado pelo José Carlos, o Zeca. “No começo eram embaladas manualmente pelos funcionários, que levavam as caixas para casa e traziam prontas no dia seguinte para empacotar. Trabalho demorado e muitas vezes não muito lucrativo, pois imaginem quantas balas ficavam pelo caminho? Mas foi assim até a compra de máquinas para embrulhar, acelerando e melhorando o processo de produção”, detalha a diretora. “A embalagem de papel é perfeita para um produto natural, livre de conservantes, lactose e glúten e mantendo as propriedades nutritivas da banana”, complementa.
Após o desligamento de João Soter da empresa, o filho e a esposa continuaram o negócio da família. “A empresa passou a crescer, adquiriu máquinas e iniciou-se a venda de porta em porta. A fábrica foi se adequando ao mercado e construindo uma linda e sólida relação com seus clientes. A produção foi aumentando e a “bala do Zequinha” foi ganhando cada dia mais reconhecimento”, ressalta Rafaela,
A matéria-prima para a produção da bala é a banana caturra ou nanica e vem do litoral do Paraná, nos arredores de Guaraqueçaba. “Nossa fábrica compra a banana de pequenos produtores da região. Assim, fomentando a economia local e contribuímos com o aumento d renda de inúmeras famílias”, acentua a diretora.
Segundo Rafaela, mesmo com o aumento da produção, as balas são produzidas de forma artesanal. “O descasque da banana é manual tomando cuidados especiais com a massa, o nosso saber fazer traz consigo uma família de funcionários que estão há décadas conosco e que traduz a nossa essência, a alma da nossa história”, comenta.
“Com o prematuro falecimento do meu pai em 2012, a empresa se reorganizou e mostrou que uma equipe de colaboradores forte, que trabalha com propósito, uma família unida e amigos de confiança foram a base para manter a empresa fortalecida”.
Quando a empresa completou 40 anos de atividade, form necessários um reposicionamento da marca no mercado e lançamento de novos produtos. “Entendemos que, além de manter nossa bala sempre com o mesmo gostinho, ela se tornou uma troca de afeto. Nossos produtos traduzem esse amor, registram memórias e ajudam a contar histórias”, observa Rafaela.
A diretoria administrativa conta que hoje a capacidade produtiva da fábrica é de uma média de 800 quilos por dia, variando conforme a safra e as encomendas. “Contamos com 15 funcionários diretos e cerca de 30 indiretos, incluindo os produtores de banana”.
Aproximadamente 90% da produção são comercializados no litoral do Paraná, Curitiba e na região metropolitana da capital. “O restante é enviado para o resto do Brasil a clientes pontuais”, afirma. Rafaela destaca que para 2022 o plano da empresa é ampliar a produção da bala e de outros produtos derivados da banana.
“Nossa fábrica, ao utilizar apenas papel para embalar as balas reforçamos a nossa responsabilidade ambiental”, observa a diretora. “Continuamos com os valores do início do negócio que era compromisso do meu pai: produzir com excelência produtos de qualidade para os clientes, preservando o sabor e originalidade, buscando a melhoria contínua sem perder a essência, gerando o crescimento sustentável para a empresa e seu entorno”.
Hoje a Bala de Banana Antonina, associada ao Sincabima em 2016, é reconhecida pela tradição e qualidade na produção de balas de banana e outros produtos que representem a história da marca, inspirando o resgate de valores e tradição.