Uma reforma bem organizada traz o menor impacto
O arquiteto Bruno Moraes, com larga experiência em obras residenciais, preparou uma série de dicas para a realização de uma reforma mais organizada e com o menor impacto possível.
Home Office x Obra
A primeira recomendação re- presenta a base de tudo: Empatia! Seja o morador do imóvel, ou al- guém da equipe que está realizando o trabalho, é preciso se colocar no lugar dos vizinhos. “Portanto, é preciso fazer tudo o que for possível para que a obra inferira o mínimo possível na rotina dessas pesso- as”, aconselha Bruno. Apesar da pandemia se tratar de um período atípico, há muitos indícios de que a forma de morar e trabalhar não será mais igual para todos, mesmo quando tudo estiver totalmente normalizado.
“Tenho visto que muitas em- presas deverão adotar o modelo híbrido, ou seja, com alguns dias de trabalho em casa e outros na empre-
sa, ou com um local de coworking para reuniões. Dessa forma, tanto os prédios residenciais, quanto os escritórios de arquitetura terão que se adaptar a essa nova realidade e repensar algumas ações”, diz Moraes.
Respeite as regras do condomínio
Principalmente após 2020, muitos condomínios estabeleceram regras específicas para reformas, com o intuito de auxiliar quem está trabalhando ou estudando em casa. Por exemplo, muitos prédios orientam para que as atividades mais intensas da obra sejam reali- zadas preferencialmente das 11h às 14h, que geralmente é o horário de almoço dos moradores. Tal medida tem o intuito de atrapalhar menos a vida dos vizinhos. Afinal de contas, enquanto a parede da obra está sen- do quebrada em cima, no imóvel inferior pode estar ocorrendo uma videoconferência profissional.
Organize os horários para cada atividade
Mesmo que o condomínio em questão não tenha nenhuma regra específica ainda, é possível coor- denar a equipe de obras, de forma a definir horários específicos para atividades com barulho. “Combine com os colaboradores um inter- valo de tempo para atividades de quebra-quebra, depois outro para limpeza e descida de entulho, outro para impermeabilização, etc. Dessa forma, haverá menos incômodo aos vizinhos”, aconselha.
Boa Comunicação
“Poeira & Tinta & Cimento & Barulho. Desculpe o transtorno. Es- tamos em obras”. Essa frase séria, mas ao mesmo tempo descontraída, é a mensagem escrita pelo escritório de arquitetura nas placas para a vizinhança – que ficam na porta de entrada do apartamento, ou próxi- mas ao elevador do andar.
Atenção aos detalhes
Apesar de parecer algo pequeno e óbvio, o fato de colocar um pano úmido na porta da frente do imóvel, também faz toda a diferença! Só esse pequeno gesto já vai evitar de sair po- eira de dentro do apartamento, assim como impedir que os colaboradores sujem o hall, elevadores, ou áreas de convivência do prédio, pois conse- guem limpar as botas antes de saírem. Em casos de muito quebra-quebra e demolições, outra boa ideia é isolar as frestas, assim como o ambiente em questão.
Seguro de Obras
Um item importante nesses casos é a aquisição de um seguro de obras, de forma a assegurar moradores, colaboradores e vizinhos. Afinal, imprevistos ou acidentes podem acontecer! Por exemplo, imagine que o marceneiro foi instalar um móvel e furou sem querer uma tubulação de água ou esgoto? Há o risco de isso comprometer seriamente o imóvel inferior, portanto, o prejuízo pode ser enorme! Então, nada melhor do que realizar o trabalho com tranquilidade!