Vocês estão certos, somente o Estado de São Paulo corresponde com 31% do PIB nacional e os grandes negócios com certeza acontecem na capital paulista.
Mas não é só de negócios que São Paulo vive, a maior cidade da América Latina respira cultura, a começar com seus inúmeros teatros espalhados pela cidade que vai desde peças a grandes musicais e shows.
Seus prédios panorâmicos, além de construções imponentes e de renomados arquitetos, são pontos turísticos famosos, como por exemplo o Edifício Copan, criado por Oscar Niemayer, a maior estrutura de concreto armado de São Paulo, em forma de S se destaca no centro da cidade, com 30 andares e 6 blocos, possui 1.160 apartamentos. No térreo conta ainda com um mini shopping, sua vista é possível admirar uma boa parte do centro, a Catedral da Sé, o Banespa e o edifício Itália.
Além do edifício Copan, vale visitar o Edifício Itália, o Edifício Altino Arantes, que é mais conhecido como o famoso Banespão, por ser a sede do Banco Banespa, o Edifício Martinelli, o Edifício Mirante do Vale, entre outros.
A locomoção de metrô além de ser rápida e barata, te proporciona conhecer estações construídas no século passado e que além de ter uma importância histórica para a cidade, foram responsáveis pelo crescimento econômico da cidade.
A Estação da Luz por exemplo, foi aberta ao público em 1901, quando o país vivia a expansão do café, ocupando 7.500 m² do Jardim da Luz, suas estruturas vieram da Inglaterra que copiam o Big Bem e a Abadia de Westminster
Sendo a segunda estação mais movimenta ,ela ainda abriga o museu da Língua Portuguesa, outras estações também são imperdíveis de visitar, a Estação Brás, Estação Júlio Prestes, a Estação da Sé e a Estação Pinheiros.
Passear a pé por São Paulo mostra seus verdadeiros encantos e foge dos seus famosos congestionamentos quilométricos. Andando pelo centro da cidade pode-se visitar o Viaduto do Chá, inaugurado em 1892 com assoalho de madeira, que passou por uma reforma em 1938 e dobrou sua largura passando ser de concreto armado. Outro Viaduto de interesse turístico para ser visitado é o de Santa Ifigênia, construído em 1913 em estrutura metálica vindo da Bélgica.
A Praça e a Catedral da Sé são onde se localiza o Marco Zero da cidade. Estão construídos no Centro Velho e é onde se conta qualquer distância da cidade sendo um dos principais pontos turísticos da capital.
Umas das praças mais visitadas é a Praça da República. Fica no centro e abriga uma das maiores feiras de artesanato, contém mais de 600 barracas sendo na sua maioria produtos de cidades do norte e nordeste e países da América do Sul, a feira é realizada todos os sábados e domingos das 09h às 17h.
Uma visita imperdível é no Parque do Ibirapuera, com seus 1,6 milhões de m², inaugurado em 1954. Dentro do parque está o Monumento das Bandeiras, o Museu da Aeronáutica, do Folclore, o Obelisco, o Museu do Presépio, o Pavilhão Japonês, o Planetário, o Viveiro, Ginásio de Esportes, o prédio da Bienal, o Museu de Arte Moderna (MAM), a Oca e o Pavilhão da Bienal.
Outros pontos turísticos de grande importância que valem ser visitados são o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o Teatro Municipal de São Paulo, aberto ao público em 1911, o Museu do Ipiranga, inaugurado em 1890, é um ícone arquitetônico, devido a imponência do seu prédio, jardins e instalações e por sua própria história.
Escrever sobre o turismo nesta cidade maravilhosa chamada São Paulo vai exigir mais uma coluna! Terminamos na coluna de janeiro!
Quer viajar? Sempre procure um agente de viagens, ele sempre terá a melhor opção a oferecer.
Obrigado a todos vocês por terem me acompanhado neste ano de 2021! Desejo a todos um Feliz Natal e um maravilhoso 2022 com muita saúde e viagens! Nos vemos em janeiro.