A substituição dos equipamentos de vapor de sódio e de vapor metálico de alta pressão pelas mais eficientes foi concluída no final de novembro, pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, garantindo melhoria luminotécnica e economia no consumo de energia elétrica.
A Rua Mateus Leme recebeu 175 luminárias de 150 waltts (potência média), instaladas no trecho a partir da Rua Ignácio Lustosa até o fim da via, substituindo equipamentos que estavam próximos ou já haviam ultrapassado o fim de sua vida útil. Na Rua Nilo Peçanha outras 180 luminárias do mesmo modelo deixaram mais claros os caminhos dos moradores e das pessoas quer circulam pela região.
A troca de luminárias pelo programa de modernização já alcançou 65.878 pontos de iluminação, o que representa mais de 40% do total dos pontos de iluminação pública de Curitiba.
“As luminárias em LED oferecem maior luminosidade e representam uma economia de mais de 50% do consumo de energia elétrica e vida útil superior, de cerca de 50 mil horas ou seis anos”, explica Rudolfo Runcos, engenheiro eletricista do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.