Viajei para a cidade devido a um compromisso profissional, o Festuris Gramado é uma Feira voltada aos profissionais do Turismo que acontece a 32 anos, sendo uma das mais importantes da América Latina.
Como turismólogo de formação, sócio proprietário de uma agência de viagens, professor e com mais de 17 anos de vivência no mercado, tenho um olhar muito crítico quando viajo, seja a lazer ou a trabalho, Gramado me surpreendeu muito.
A cidade vive e respira turismo o ano todo, com uma população de aproximadamente 36 mil habitantes, conta com a maior infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul. Suas ruas floridas, limpas e com arquitetura típica de seus colonizadores tornam ainda mais agradável um passeio a pé. Mesmo tendo um trânsito movimentado, os motoristas são gentis e cordiais, com quem deseja atravessar as ruas em passeios a pé.
Hoje a cidade conta com aproximadamente 1.500 leitos e mais de 200 estabelecimentos voltados a gastronomia.
O diferencial de Gramado é que a cidade acolhe todos os públicos! A gastronomia, por exemplo, você encontra de tudo um pouco, desde os famosos cafés coloniais, churrascarias e comida campeira, a sofisticados restaurantes de culinária internacional. Os hotéis e pousadas impressionam por sua diversidade de estrutura que vai dos resorts e hotéis 5 estrelas a pequenas pousadas charmosas e acolhedoras.
Para conhecer a cidade toda e todos seus atrativos levaria no mínimo 10 dias, então sugiro que no primeiro dia façam o passeio com o Bustur, ônibus panorâmico que leva a maioria dos parques, praças, igrejas e pontos turísticos da cidade com mais de 30 paradas entre Gramado e Canela. Agora em época de Natal, oferecem um passeio noturno com a presença do Papai Noel, aliás, a cidade nesse período se transforma e se enfeita toda com árvores de Natal, muitas luzes e enfeites natalinos, com o famoso show do Natal Luz, vale muito a pena a viagem nesta época do ano.
Além das praças, igrejas, museus e a própria arquitetura da cidade já ser um atrativo muito grande, a cidade conta com vários parques temáticos imperdíveis, como o Snowland, o primeiro e único parque coberto de neve indoor das Américas.
O Mini Mundo é formado por inúmeras réplicas fiéis de prédios, espalhadas pelo mundo, formando uma cidade miniatura 24vezes menor do tamanho original, as crianças adoram esse passeio.
Para quem gosta de apreciar a natureza temos o Lejardin Parque de Lavanda, oferecendo um passeio único no Brasil para contemplar os vários tipos de lavanda e seus aromas.
Para os chocólatras de plantão além das dezenas de lojas espalhadas pela cidade, temos 3 parques temáticos que além de fazer aflorar sua imaginação, vão deixar vocês com água na boca.
Na Região das Serras Gaúchas, famosa pela produção de vinhos, muitas vinícolas ficam abertas à visitação oferecendo a possibilidade de degustação e compra de muitos dos melhores vinhos brasileiros. Para apreciar a natureza e voltar no tempo, existem roteiros de agroturismo e tradições gaúchas, mostrando toda beleza da natureza e o costume do seu povo local e de sua colonização.
Gramado também tem muitas opções para quem quer viajar com seu pet, muitos hotéis, restaurantes e parques aceitam nossos bichinhos.
Não posso deixar de citar o turismo de negócios, pois minha viagem teve esse objetivo. A cidade conta com dois grandes centros de feiras, congressos e eventos somando 35.000 m² além da estrutura para eventos de pequeno e médio porte que a rede hoteleira tem para oferecer.
Há muitas ofertas em artesanato, móveis, malhas, calçados e couro para quem busca fazer umas comprinhas. Gramado é plural, seja qual for seu estilo de viagem, com certeza irá encontrar nesta cidade fantástica e acolhedora.
Gostou das dicas? Vai viajar? Busque sempre um agente de viagens! Até a próxima Coluna Sua Próxima Viagem!