“Iniciar uma reforma sem esse planejamento inicial pode deixar a obra mais onerosa e trazer mais preocupação e dor de cabeça”, orienta Cristina Campos, arquiteta.
No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam que reformar é sinônimo de problemas e imprevistos, com a ajuda de profissionais especializados orientando e assumindo o planejamento, tudo pode correr como o previsto, sem surpresas, e ainda, dentro das expectativas de investimentos e resultando em uma ótima experiência e satisfação final.
“Nós ajudamos a planejar cada detalhe, compatibilizando prazos de terceirizados, garantindo a execução correta, de acordo com o projeto, planejando as intervenções em cada cômodo para o melhor fluxo interno na casa, agindo no momento certo para cada etapa da obra”, afirma Cristina Campos.
Saber o momento certo para providenciar materiais como revestimentos e tintas, por exemplo ou quando contratar cada tipo de mão de obra específica? Todas essas dúvidas, se respondidas com a orientação certa, evitam desperdício de tempo e dinheiro. “É possível evitar incompatibilidades, muito recorrentes em obras onde não se tem um planejamento ou um gestor principal cuidando de todos os envolvidos”, alerta.
Segundo a arquiteta, alguns acabamentos, se forem bem escolhidos, de acordo com a ficha técnica de cada um, evitam retrabalhos e manutenções futuras, deixando a vida mais prática e funcional para o morador. “Por exemplo, cada ambiente pede um tipo de porcelanato específico para melhor atender o dia a dia; em uma cozinha, não se deve colocar um porcelanato polido, com brilho, pois molhado ou engordurado ficará escorregadio”, orienta. “Em uma bancada de cozinha, evitamos pedras porosas como o mármore, pois ela pode manchar com mais facilidade e, a médio prazo, necessitar de manutenção, ao contrário de um quartzo ou granito”, disse.
É vasto o conhecimento dentro do universo da decoração, existem diferentes tipos de tintas para utilização em cada cômodo, tipos de tecidos para cada uso, iluminação específica para cada ambiente, e também, medidas e tamanhos que devem ser seguidas para uma melhor ergonomia e utilização dos espaços. São dicas e orientações importantes para uma boa vivência e otimização de investimentos. “Essa ajuda é muito válida, especialmente, quando se quer fazer reformas com baixo investimento”, disse.
“Com pouco se transforma um ambiente, uma cor diferente em uma parede, uma iluminação indireta com uma simples luminária, paisagismo ou até mesmo renovando o tecido de algum móvel ou almofada. Cada espaço é único e personalizado, um profissional da área tem prática em ler o espaço, entender a necessidade do cliente e compatibilizar tudo isso para chegar no melhor resultado, atendendo às suas expectativas”, afirma.