Água mineral encanada é opção para diminuir impacto ambiental de garrafas PET

Pesquisa divulgada em 2019 pela organização não-governamental WWF, com base em dados do Banco Mundial, mostrou que o Brasil produz 11,3 milhões de toneladas deste tipo de resíduo. O país aparece, dessa forma, na 4ª colocação no planeta, atrás de Estados Unidos, China e Índia. Do total produzido, 10,3 milhões de toneladas foram coletadas, o que corresponde a 91%, mas somente 145 mil toneladas (1,28%) foram de fato recicladas. A média mundial de reciclagem é de 9%. Por isso, medidas para reduzir o consumo deste produto são importantes para a preservação ambiental e estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.

Uma alternativa que vem sendo utilizada na construção civil é a substituição da água mineral envasada pelo serviço encanado, entregue em domicílio e sem necessidade de uso de embalagens PET. No Brasil, uma empresa tem oferecido esse serviço para residências, empreendimentos imobiliários, empresas, colégios, indústrias e estabelecimentos comerciais. O serviço, operado pela Blu, funciona da seguinte forma: caminhões saem da fonte e levam o produto para os reservatórios instalados no empreendimento, de forma programada, conforme o plano contratado (de 50, 100, 150, 200 ou 300 litros).

Em Curitiba, essa solução poderá ser vista em um condomínio localizado no bairro Ecoville, no qual os futuros moradores poderão contar com água mineral direto na torneira. O Seventy Upper Mansion, empreendimento de alto padrão da Construtora Andrade Ribeiro, será entregue em dezembro de 2022 com esse serviço.A estimativa da empresa responsável pelo fornecimento é que haja economia de 2 mil a 4 mil quilos de embalagens plásticas por ano no local. Essas embalagens são utilizadas no envase do produto. O cálculo da redução é feito em virtude do perfil de cliente do Seventy que, geralmente, adquire água mineral em embalagens menores que os galões de 20 litros. Isso produz mais plásticos em comparação a troca de galão.

Na capital do estado, a captação é feita na fonte de água mineral localizada em um aquífero em Campo Largo, na Região Metropolitana. Uma vez nas instalações do condomínio, a água vai dos reservatórios até cada ponto de uso pelas tubulações, conforme explica o diretor Comercial da Blu, Christian Andreys de Melo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *