A pandemia, as recomendações sanitárias e o distanciamento social, que aconselha evitar aglomerações, passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas com mais intensidade nos últimos meses. E o bem-estar está no topo da lista das prioridades e estratégias de empresas de quase todos os setores econômicos, incluindo, o turismo.
A qualidade e valorização da vida com mais saúde e a proximidade com a natureza entraram para a agenda de prioridades dos produtos turísticos que passaram a utilizar desta estratégia para fomentar o negócio. O trade do turístico brasileiro tem colocado na ponta do lápis todos os resultados obtidos com os benefícios gerados pelas medidas adotadas para fazer com que o turista tenha uma experiência positiva.
De acordo com Cintia Suplicy, psicóloga, especialista em psicologia positiva, com a pandemia, muitas pessoas sentiram a necessidade de rever os seus hábitos para uma melhora do bem-estar e qualidade de vida. “Ainda que escassos estudos que fazem a correlação entre viver próximo à natureza e uma melhora na saúde e também na satisfação com a vida revelam que a proximidade com a natureza aumenta a imunidade e melhoram a saúde mental dos indivíduos, diminuindo o estresse”, destaca.
Cintia revela que são inúmeras as variáveis que interferem no bem-estar pessoal, como ter um propósito, cultivar relacionamentos saudáveis, cuidar da saúde do corpo físico e mental, investir em aprendizado, reconhecer e utilizar as nossas potencialidades e engajar-se em atividades que tragam emoções positivas. “Além disso, viver longe do barulho da cidade grande nos tira da exposição da poluição sonora e oportuniza a prática de exercícios físicos, facilitando o combate ao estresse”, pontua.
As famílias têm buscado por novas modalidades de hospedagem que propiciem uma estadia mais perto da natureza e locais que disponibilizem espaços abertos para a prática do lazer. Viagens as praias e roteiros que possam ser feitos de carro despontaram como uma opção para os turistas. E o turismo tem vivenciado transformações na oferta de moradia nos últimos tempos, guiado principalmente pela mudança do estilo de vida das pessoas, que também estão em busca de praticidade, mobilidade e funcionalidade em seu dia a dia sem deixar de lado o conforto e a identidade.
O setor imobiliário está diante do desafio constante de criar soluções para que as famílias tenham a melhor experiência e vivência quando decidem viajar como, por exemplo, as locações por temporada, principalmente nas praias, afirma Glauciane Fachin, Gestora da Mattos Investimentos, empresa localizada no município de Bombinhas, litoral de Santa Catarina.
Para ela, as empresas do segmento hoteleiro e imobiliário têm trabalhado para atender às necessidades das pessoas que querem lugares para descansar e passar momentos sem estresse e felizes com a família, de afastar a sensação de ansiedade muito relatada no período da pandemia, e esperando voltar a normalidade de forma mais saudável.