Foi na capital que ela, mãe de três filhos, se fez empresária de sucesso por três décadas, no ramo da confeitaria. Também foi na capital que ela viveu a perda mais dolorida, a morte do filho em uma tragédia de trânsito, provocada por um motorista embriagado.
A perda, no entanto, a moveu em direção a uma missão ainda mais grandiosa. Criou o Instituto Paz no Trânsito, de apoio à famílias de vítimas de trânsito; e se deu conta que era preciso agir diretamente na criação das leis que regem a sociedade brasileira. Em 2014 a empresária Christiane Yared concorreu a uma vaga no Congresso Nacional. Sua dor encontrou eco nos paranaenses, que lhe deram mais de 200 mil votos para o primeiro mandato.
Desde então, Curitiba, e o estado como um todo, se beneficiam das ações de Christiane Yared em Brasília: na forma de verbas que impulsionam o crescimento das cidades e propondo leis com impacto positivo na vida das pessoas.
A capital e região receberam mais de R$100 milhões em investimentos. Infraestrutura turística, de transportes e de Educação, Saúde e Hospitais, kit para conselhos tutelares, equipamentos agrícolas, além de recursos especiais para o desenvolvimento social receberam investimentos por meio do gabinete ou da mobilização de Christiane Yared. Até agora são mais de R$300 milhões destinados ao Paraná.
“Tenho imenso orgulho do meu estado e da minha cidade. Os paranaenses estão sempre na minha mente e no meu coração quando busco alternativas e investimentos que tragam segurança e qualidade de vida. Se entrei na política foi por acreditar que posso fazer o bem, para cidades e paras pessoas”, assegura a deputada.
Em Brasília quando Christiane Yared assumiu sua vaga na Câmara Federal, em janeiro de 2015, levou junto a vivência de mulher corajosa diante dos enfrentamentos necessários e a experiência compartilhada com pessoas que perderam alguém no trânsito e nunca se conformaram com a facilidade com que vidas são trocadas por cestas básicas.
Desde então participou de outras duas campanhas – se reelegeu deputada e concorreu à prefeitura de Curitiba. Nos dois pleitos, Christiane Yared foi figura constante nos bairros da capital e nas cidades vizinhas, com energia para longas caminhadas e conversas. Ela fez disso o “Norte” de seu trabalho parlamentar: transformou o que ouviu e aprendeu em argumentos para projetos por um trânsito mais seguro. São 28 Projetos de Leis apresentados em meio a um total de 70 proposições.
Teve três PLs aprovados, o mais recente, o PL 130/2020, prevê punição para quem exibir imagens de crimes de trânsito – postar fotos ou vídeos de racha ou manobras perigosas, por exemplo. Também é dela a proposta que tornou o uso do celular ao volante um crime gravíssimo. Também fez parte de comissões importantes, como a Comissão de Viação e Transportes, ajudou a mudar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e se tornou uma voz ativa e reconhecida no assunto.