Plataforma de serviços ensina a economizar energia

Pensando nisso, a Triider, plataforma de serviços gerais, listou dicas que podem contribuir para diminuir a surpresa ao ver a conta de energia.

Eficiência dos aparelhos elétricos – os mais antigos tendem a ser menos eficientes. Se possível, o mais indicado é substituí-los por aparelhos mais novos com selo PROCEL de eficiência energética.

Tome banhos mais curtos – ao ficar muito tempo no chuveiro, há desperdício de água e de energia, principalmente no inverno. O modo morno ou verão do chuveiro gasta cerca de 30% a menos. Outro ponto importante é não reaproveitar resistências queimadas do chuveiro. Isso provoca o aumento de consumo e coloca em risco a sua segurança.

Carregadores nas tomadas – um hábito que gasta muita energia é deixar fios conectados às tomadas quando não estão com os aparelhos ou quanto o material já está carregado. Além do gasto, a prática também causa acidentes domésticos, por isso, é essencial redobrar a atenção.

Luz natural é de graça – sempre que possível, aproveitar a luz do dia ajuda a reduzir a conta de energia e é mais confortável para os olhos. Por isso, ambientes com iluminação natural, com janelas amplas e paredes claras são ideais para o momento.

Nada de “modo espera” dos aparelhos – assim como o carregador na tomada, não tem necessidade de deixar o eletrodoméstico na tomada se você não estiver utilizando, pois o stand by também consome energia.

Lâmpadas LED – os modelos podem consumir até 80% menos que as convencionais.

Função “timer” das TVs – não é tempo de dormir com a TV ligada a noite inteira. Por isso, a função “timer” da televisão pode ser uma aliada do momento.

Otimização do lavar e passar roupas- o ideal é juntar a maior quantidade possível de roupas para lavar e passar, utilizando tecidos mais grossos para quando o ferro estiver mais quente e deixando roupas mais leves para passar com o ferro desligado. Outra dica é investir nas peças de roupa que não precisam ser passadas.

Fiação de casa – fios antigos, desencapados ou expostos podem ser perigosos para a segurança da casa, não somente para o bolso. Por isso, o melhor é fazer a verificação periódica e trocar com urgência, quando necessário.

Sistemas solares de aquecimento – o Sol como instrumento de aquecimento de água e de geração de energia é uma boa alternativa, uma vez que eles são mais econômicos e ajudam a preservar também o meio ambiente.

Tamanho do ar-condicionado – no calor, também é necessário utilizar equipamentos como ar- -condicionado de forma inteligente. Por isso, a primeira dica é escolher o equipamento de acordo com o tamanho do ambiente onde ele será instalado. E, por último, manter os filtros do aparelho limpos e regular a temperatura é essencial para não ter surpresas com a conta de energia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *