Mas essa é uma realidade que vem sendo posta em prática por empresas sólidas no mercado há muitos anos. E como isso pode nos ajudar diante do cenário atual?
Oferecer uma boa jornada ao consumidor se tornou um dos principais objetivos a serem alcançados quando falamos em mudanças para o mundo digital, online e cloud-based. A experiência que ele encontra ao visitar um espaço online requer um planejamento de estratégias minucioso, pensando em cada clique que o cliente vai dar em seu site ou aplicativo.
Se trouxermos isso para o ecossistema do mercado imobiliário no Brasil e no mundo, conseguimos entender quais são as necessidades primordiais dos compradores, vendedores e corretores de imóveis. Para o primeiro grupo, por exemplo, a possibilidade de encontrar todas as informações de forma rápida e concisa faz com que a jornada online seja mais agradável e sem as fricções do mercado analógico, por exemplo.
Para os proprietários que desejam vender seu imóvel, é muito importante que os processos tenham celeridade e seja possível anunciar o seu imóvel e vendê-lo de maneira ágil. Para isso acontecer, é necessário que a oferta chegue ao interessado em potencial, principalmente àqueles que tenham fit com o preço anunciado.
Segundo a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) o tempo médio para a venda de um imóvel é de cerca de 1 ano e 4 meses. Já o de uma imobiliária digital consegue ser mais rápido, principalmente porque os trâmites legais são mais otimizados, o encontro com os potenciais compradores é mais direcionado e o custo das operações é mais baixo.
E por fim, o último grupo, o de corretores, são os que mais se beneficiam em relação à implementação de ambientes digitais para a execução de seu trabalho. Pensando em um ecossistema de trabalho digital, a opção 100% remota foi pensada para oferecer mais segurança, conveniência, liberdade, confiança, equidade aos corretores e corretoras que possuem ferramentas para serem mais produtivos.
Na estrutura cloud-based, não é necessário gastar com custos tradicionais de uma imobiliária, como por exemplo uma sede física, e com isso podemos gerar mais retorno financeiro para o ecossistema. O modelo de trabalho digital está reinventando as relações entre imobiliárias e corretores e mudando o modelo de monetização deste setor, que carece de mais proporção em relação a comissões e participações diretas dos corretores nos lucros da companhia.
Vale lembrar que essas formas de trabalho digitais, que estão sendo construídas ao longo de muitos anos – e não apenas nesse momento de pandemia – fez com que fosse possível implementar um modelo de negócio que preza pela celeridade, transparência e segurança em todas as pontas dos processos. Isso faz com que haja mais liquidez tanto para os proprietários, a empresa, quanto para os corretores que fazem isso acontecer.
Por Ernani Assis, 15 anos de experiência no mercado imobiliário do Brasil e EUA