Associação dos condomínios homenageia profissionais da linha de frente com oito painéis em Curitiba

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) inaugura em junho o primeiro de oito painéis de azulejo que prestam homenagem aos profissionais da linha frente de combate à Covid-19 em Curitiba.

O painel, com 8 metros de comprimento e 2,10 metros de altura, será instalado na Avenida Marechal Floriano, próximo à sede da entidade trazendo a palavra “gratidão” em destaque. Sob o texto, foram desenhadas as figuras de representantes de onze categorias de profissionais que, mesmo sob o risco de contaminação, permaneceram trabalhando normalmente. É o caso dos médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, caixas de supermercado, balconistas de farmácia e frentistas de postos de gasolina, entre outros.

De acordo com Deisi Momm, coordenadora de projetos da ACGB/Vida Urbana, a previsão a princípio era inaugurar o primeiro painel ainda em maio para que coincidisse com o mês de aniversário da associação, que completou 21 anos no último dia 19. Os trabalhos, no entanto, foram interrompidos depois que cinco funcionários testaram positivo para o coronavírus.

A preparação dos azulejos, que são pintados com tinta de porcelana importada e queimados a uma temperatura de 800 graus, só foi retomada na semana passada. Ontem (26), funcionários da ACGB deram início à preparação do muro onde serão assentadas as peças de cerâmica. O painel, da concepção à execução, envolve dez trabalhadores e é totalmente custeado pelas empresas de condomínio associadas.

De acordo com Deisi, os demais painéis serão instalados ainda este ano em pontos estratégicos da capital paranaense para que possam ser apreciados pela população e, em especial, pelos profissionais da linha de frente. “Queremos que eles visualizem os murais e se sintam homenageados”.

Cada um dos painéis de azulejos, segundo a coordenadora, foi desenvolvido de modo a saudar categorias diferentes de trabalhadores. “São muitos e queremos que todos recebam o nosso agradecimento”.

Entidade sem fins lucrativos, a ACBG/Vida Urbana é responsável por projetos de recuperação de calçadas e de despichação de imóveis na capital. Em 2019, alpinistas urbanos da associação lavaram o obelisco da Praça 19 de Dezembro, no Centro Cívico, onde está instalada a escultura do Homem Nu. O monumento tem 44 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares.

A instalação dos painéis em homenagem aos profissionais que, direta ou indiretamente, colaboram na linha de frente de combate à covid-19, vem sendo divulgada desde o mês passado, através das redes sociais. “Começamos a postar imagens e textos para despertar a curiosidade das pessoas e principalmente daqueles que serão homenageados, afirma Deisi. “Foi a forma que encontramos para dizer ‘muito obrigado’”, completa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *