Quadros na cozinha trazem conforto e sofisticação para o espaço

As cozinhas e áreas gourmets atualmente são uma continuação da sala de estar de casa. A proposta é torná-las cada vez mais aconchegantes e o uso de quadros e objetos de decoração, que antes eram valorizados só nas outras áreas da casa, fazem com que esse toque de aconchego e design chegue até o preparo da sua comida. A dica é procurar peças sofisticadas, mas que também utilizem de frase ou arte divertida. Isso garantirá um ambiente mais descontraído. Lucas Alves, designer de ambientes, referência no mercado de artes decorativa com mais de 170 mil artes de mais de 6 mil artistas – reuniu alguns cuidados que devemos ter antes de escolher as peças ideiais para este ambiente.

Quais os principais cuidados na hora de colocar quadros em cozinhas?

Os principais cuidados ficam para as escolhas de acabamentos e os lugares onde os quadros ficarão dispostos no ambiente. “É preferível deixá-los longe de áreas úmidas ou com excesso de calor”, afirma. As molduras não contam com nenhuma proteção específica para o local, por isso, é importante manter sempre afastado de locais úmidos, por serem feitas de MDF, normalmente.

Os quadros feitos em telas de canvas não são indicadas por se tratar de acabamento em tecido, que pode engordurar conforme o tempo dentro da cozinha e amarelar ou criar manchas. “O indicado nesse caso é o uso do metacrilato ou papel mate com vidro e moldura”, alerta Alves.

Deve-se evitar locais com circulação de água, calor e gordura. Lucas alerta que se essas dicas não são levadas em consideração, pode acabar danificando os quadros. O indicado é deixá-los em paredes opostas à zona de trabalho na cozinha, evitando o desgaste das peças. “A vantagem de cozinhas grandes fica para o fato de poder escolher para artes maiores e uma disposição mais ordenada longe de áreas em que podem diminuir a vida útil das artes”, completa.

 “O clássico sempre funciona. Fotografias de temperos, objetos vintage e as famosas latas de Campbell´s de Andy Warhol são dicas infalíveis”, indica o consultor. Além disso, ele destaca que mesclar temas para o ambiente e o uso de quadros abstratos ou de folhagem também cai muito bem.

LEGENDA: Usar quadros abstratos ou de folhagem também é recomendado – Foto: Felipe Petrovsky

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *