Além de escolher produtos de alta qualidade, o modo de armazená-los também é fundamental para manter os benefícios nutricionais e garantir o melhor aproveitamento dos alimentos.
“Os cuidados com a conservação começam ainda na escolha do alimento na loja. É preciso examinar bem a embalagem antes de efetivar a compra para garantir que o pacote não esteja danificado ou fora do prazo de validade”, explica o médico-veterinário Flavio Silva.
Uma vez em casa, ele esclarece que é preciso armazenar corretamente o produto. “Escolher um local arejado, fresco, protegido do sol e da umidade para guardar o alimento é um aspecto muito importante, pois evita a formação e desenvolvimento de micro-organismos como fungos e bactérias”, aponta.
Flavio também indica uma série de boas práticas de armazenamento para não perder os benefícios nutricionais do alimento:
• Mantenha um alimento em sua embalagem original
• Potes herméticos são uma boa opção para maior segurança no armazenamento, desde que sejam foscos, à prova de luz
• Ao alimentar o pet, retire da embalagem apenas a porção que for oferecer a ele.
• Após abrir o produto, o alimento seco deve ser conservado de maneira adequada e consumido em até 4 semanas
O médico-veterinário Flavio Silva ressalta, ainda, que o ideal é sempre lavar e enxugar o comedouro antes de reabastecê-lo com alimento. “Não se deve deixar sobras no pratinho, pois esses restos que tiveram contato com a saliva do pet e ficaram expostos ao ambiente podem favorecer o desenvolvimento de micro-organismos e contaminar o próximo alimento”, finaliza.
LEGENDA: Seguindo essas dicas, o pet terá um alimento sempre fresco, nutritivo e saboroso! – Foto: Shutterstock/Divulgação