Vamos aproveitar o final do verão para apreciar um dos cartões postais do litoral paranaense? Sim, é possível curtir uma praia sem aglomeração, com muita natureza, história e praias desertas!
Localizada no Oceânico Atlântico Sul, a Ilha do Mel totalizada 2.585 hectares de área cercado por sistemas de restinga e Mata Atlântica, sendo dividida em Reserva Natural com seus 345 hectares, onde 120 é destinado a Zona de Ocupação e locais de trilhas.
Os outros 2.240 hectares são proibidos a entrada por se tratar de uma Estação Ecológica tem por objetivo a preservação de sua fauna e flora, tombado pelo Patrimônio Histórico em 1975.
Dentro da Ilha não é permitido carros, motos ou tração animal, convidando os visitantes a lindos passeios a pé, de bicicleta ou de barco, o que deixa a viagem mais charmosa!
A Ilha faz parte do município de Paranaguá podendo chegar por dois os pontos oficiais de embarque:
– Pontal do Sul aproximadamente 2.5 milhas ou 30 minutos (R$ 35,00 ida e volta);
– Paranaguá aproximadamente 15 milhas ou 1h30 minutos (R$ 53,00 ida e volta).
Consulte horários da travessia no site: http://www.abaline.com.br/.
Para seu desembarque, existem dois pontos: Encantadas e Nova Brasília, onde é o acesso para as praias da Fortaleza e Praia Grande. Existe também uma linha entre Encantadas e Nova Brasília, facilitando quem fica em uma região conhecer e outra.
Ninguém sabe ao certo porque a Ilha recebeu esse nome, mas as principais teorias são:
– Antes de 1950, havia extração de mel silvestre para adoçar os alimentos devido à dificuldade de adquirir açúcar industrializado;
– Água doce da Ilha que contém mercúrio, ao contato com a água do mar, deixa amarelada, parecido com favos de mel;
– Escravos eram deixados na Ilha para se reproduzirem e chamavam o local de Lua de Mel;
– Índios Carijós que viviam na região também produziam mel;
– Marinheiros aposentados se dedicavam a apicultura.
Seu patrimônio Natural mais importante é a Gruta das Encantadas, localizada no Morro da Gruta. Para facilitar a visita dos turistas foi construído uma passarela até o local.
Além de sua exuberante beleza natural, a Ilha possuí atrativos turísticos imperdíveis como:
Farol das Conchas: Localizado no Farol das Conchas, foi construído a pedido de Dom Pedro II em 1872 para modernizar e orientar a navegação na Baia de Paranaguá.
Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres: Construção finalizada em 1769, a Fortaleza é o único monumento militar do século XVIII do Paraná. Com paredes de um metro e meio de espessura, ela foi erguida para proteger embarcações carregadas de ouro, madeira e erva mate de ataques de piratas. Em cima da Fortaleza, no Morro da Baleia estão os canhões e trincheira de pedra, também conta com um mirante.
Para quem gosta de praias desertas, natureza, um bocado de história e muitas lendas, a Ilha do Mel é perfeita!
A capacidade normal dela é de 5.000 pessoas contando com seus moradores, agora em época de pandemia o número é reduzido, tendo que realizar um cadastro prévio no site:
https://app.situr.com.br/ em qualquer estabelecimento comercial com no mínimo 24h da sua entrada.
A Ilha do Mel conta com muitas várias de pousadas, campings e restaurantes, sendo uma das melhores opções do Litoral Paranaense para passar o dia e para pernoitar.
Viaje com segurança e obedeça a todos os protocolos de saúde! Quer conhecer a Ilha do Mel? Consulte sempre seu agente de viagens, ele trará as melhores opções para seu perfil.