Seguindo as recomendações de distanciamento social, vários ambientes externos ganharam nova roupagem nos espaços internos.
Afinal, quem não transformou um quarto em escritório ou a mesa da cozinha em mesa de reunião?! E a partir dessas observações, novas propostas foram apresentadas ao mercado de decoração e arquitetura em 2021.
“As pessoas ficaram mais em casa, aproveitaram para ver em quais aspectos o ambiente poderia melhorar e isso é muito importante, afinal, estabelecemos uma nova relação com o lar. A partir dessa observação, acreditamos que os espaços passarão a ser mais funcionais”, destacou a arquiteta Leticia Campos.
De acordo com ela, a união entre lazer e trabalho já é uma realidade nos novos empreendimentos. A arquiteta comentou outras tendências para o pós-pandemia em 2021:
– Cores Pantone
A Pantone, marca que dita as cores da moda, selecionou o cinza e o amarelo como cores deste ano. Elas simbolizam o renascimento e a esperança.
– Ambientes integrados
Como o tempo em casa passou a ser maior, os ambientes integrados dão mais liberdade e o local fica mais funcional, dando a sensação de espaços maiores e sofisticados.
– Utilização de madeira
A madeira proporciona sensação de acolhimento e por isso está tão em alta neste ano, já que os períodos dentro de casa passaram a ser maiores. O material pode ser utilizado em diversos ambientes como pisos, banheiro, cozinha e móveis de sala.
– Contato com a natureza
As plantas ganharam destaque neste ano, os jardins externos foram absorvidos para dentro dos ambientes para aliviar a tensão do dia a dia. Os verticais são tendências para dar um up nos ambientes.
– Espaço para Home Office
Mais do que tendência, o espaço se tornou necessidade no ambiente residencial. Mesmo em locais pequenos é possível ter um cantinho separado para a acomodação de uma mesa e cadeira de trabalho. Muitas construtoras, inclusive, estão investindo no espaço já no projeto.
LEGENDA: Espaços integrados e união de lazer e trabalho estão entre os conceitos mais valorizados no segmento – Foto: Pixabay