É importante ressaltar que os condomínios estão dando prioridade aos profissionais mais competentes e melhores capacitados, além daqueles que tenham facilidade de se relacionar com pessoas.
Para isso, os treinamentos são as melhores maneiras de contar com todas essas atribuições, além de manter o colaborador motivado para desempenhar suas funções cotidianas, afinal, os funcionários que atuam nos condomínios são os profissionais responsáveis pela ordem, organização, segurança e limpeza do local de trabalho.
Vale ressaltar que esses colaboradores são a extensão de cada morador do condomínio, em relação ao zelo e respeito às normas do Regulamento Interno (RI) e preservação das áreas comuns.
Da mesma forma como em qualquer outra empresa, as contratações dos funcionários que irão trabalhar em um condomínio precisam seguir as normas da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Por si só, este fato já faz com que os síndicos se atentem a todas as obrigações contratuais previstas em lei.
A partir da definição dos cargos, o síndico deve fazer um descritivo das funções de cada um deles. Então, também precisa elaborar um descritivo que aborde todas as tarefas, além de um plano de trabalho, de treinamentos e um sistema de avaliação de desempenho.
Os treinamentos e cursos de capacitação podem e devem ser feitos por todos os funcionários do condomínio. Porém, é preciso atribuir os colaboradores corretos para cada treinamento.
De maneira geral, funcionários da manutenção, zeladores, pessoal da limpeza e porteiros são os que mais precisam de atenção na hora dos treinamentos. Essa recomendação existe pois são essas pessoas que estão sempre ao redor do condomínio e devem estar preparadas para as mais diferentes situações e necessidades específicas de suas funções.
Treinamentos mais importantes. São eles:
• Uso Racional da Água – Todos os funcionários do condomínio;
• Manutenção Predial – Funcionários da Manutenção e Zeladores;
• Limpeza de Condomínios – Zeladores e Funcionários da Limpeza;
• Elétrica Predial – Funcionários da Manutenção e Zeladores;
• Manutenção e Conservação de Jardins – Zeladores e Funcionários da Manutenção;
• Segurança Predial – Zeladores, Porteiros e funcionários da limpeza, no entanto, a segurança deve ser alinhada com todos os funcionários do condomínio;
• Manutenção de Piscinas – Zeladores e Funcionários da Manutenção;
• Ética no Trabalho – Todos os funcionários do condomínio;
• Higiene e Aparência Pessoal – Todos os funcionários do condomínio; e
• Procedimentos de Emergência podem ser feitos por todos os funcionários do condomínio.