Um dos setores mais afetados do mundo pela pandemia, o turismo amarga muitas perdas durante 2019. Com as fronteiras internacionais fechadas e com o receio de contaminação mesmo em viagens domésticas, o mercado teve o pior ano da história.
Felizmente com a chegada da vacina começamos a ter esperança de dias melhores, e mesmo em tempos sombrios conseguimos tirar lições importantes! O crescimento do turismo regional por exemplo!
Devido à pandemia aumentou a procura por viagens mais curtas, próximas da sua residência. Na maioria, com seu próprio automóvel e com poucos pernoites, o Turismo Regional se tornou a primeira opção para a maioria das pessoas que querem turistar com segurança!
Vamos explorar tudo que existe próximo a nossa cidade de Curitiba?
Um dos passeios imperdíveis que temos no Paraná é a descida de trem pela Serra do Mar com a volta feita de van ou de ônibus pela histórica Estrada da Graciosa.
Considerado entre os 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo com destino a cidade de Morretes leva em média três horas, saindo da Rodoferroviária, é comercializado pela empresa Serra Verde Express.
Seus trilhos começaram a serem construídos em 1880, durando 5 anos, além de ser considerada muito moderna para a época foi inaugurada em Paranaguá por D. Pedro II.
A empresa oferece diversidade nas classes dos vagões que vai da econômica a primeira classe, ofertando comodidades para todos os gostos e bolsos.
Chegando a Morretes, cidade fundada em 1721, além de ostentar uma maravilhosa beleza natural com seus rios, morros e sua predominante vegetação de Mata Atlântica, suas ruas e casarões históricos carregam em si muitas histórias do Estado do Paraná.
Conhecida também pela sua culinária, o visitante pode saborear em muitos restaurantes espalhados pela cidade o famoso barreado, carne bovina temperada e feita em panela de barro onde a temperatura pode chegar a 100 graus Celsius.
O preparo do prato consiste na própria carne com farinha de mandioca e banana terra! Uma iguaria típica do litoral paranaense. A refeição também é servida com frutos do mar.
Não podemos esquecer também da bala de banana e das cachaças que até hoje são produzidas artesanalmente.
Para aproveitar mais o que a cidade oferece, existem vários passeios que podem ser feitos pela região, faz pouco tempo que voltou a funcionar a Maria Fumaça, que liga Morretes a também cidade histórica de Antonina.
Para os amantes dos esportes radicais o Ekôa Park oferece tirolesa, arvorismo, rapel além de muitas trilhas e atividades ao ar livre.
Para quem gosta de história, o Parque Temático Higiopar reproduz, apresentando em maquete nossos ciclos econômicos, bem como reproduções de engenhos, moinhos etc.
Conta também a história da Ferrovia Curitiba / Paranaguá, a construção da Itaipu Binacional e as Cataratas do Iguaçu.
Por fim, caso queira aproveitar mais e se hospedar em algum hotel ou pousada, a região oferece muitas opções.
Nosso retorno será pela famosa e histórica Estrada da Graciosa, construída em cima da rota dos tropeiros, as obras foram concluídas em 1873 e pela importância histórica, foi declarada Patrimônio da Unesco em 1993.
Para mais informações de como fazer o passeio, consulte seu agente de viagens. Eu me despeço por aqui e na próxima edição traremos mais sobre nosso turismo regional!