Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, indica que mais de 20 milhões de pessoas devem migrar para o home-office, isso equivale a 22,7% das ocupações. Com essa nova demanda, muitas pessoas estão readaptando a casa ao abrir espaço para um mini escritório. Inicialmente provisório, o espaço agora se tornou mais um ambiente necessário para o lar.
Diante disso, ter um lugar pensado para o trabalho é fundamental. Nesse caso, é preciso escolher um ambiente onde seja possível manter uma certa autonomia e isolamento do resto da casa. Um quarto vago é o ideal, mas na maioria das vezes é necessário adaptar. Na hora de montar o home-office, é preciso analisar as vantagens e desvantagens do local e garantir o mínimo de conforto para manter a produtividade. A Todeschini, uma das maiores empresas de planejados de alto padrão da América Latina, preparou algumas dicas para hora de montar o home-office.
Mantenha a funcionalidade
Na hora de criar um espaço de trabalho é normal querer algo diferente e inspirado em grandes projetos. Porém, é necessário estar atento à funcionalidade do local. Evite muitos elementos visuais que possam afetar a produtividade. Tenha todos os objetos de uso cotidiano organizados e à mão.
Pense na ergonomia
Fique atento à ergonomia. Ela é fator fundamental para trabalhar de forma relaxada e sem os males causados pela jornada de trabalho, como dores nos pés e na coluna ou problemas visuais. A cadeira precisa se adequar às diferentes posturas em que nos colocamos ao longo do expediente. Por isso, deve haver o devido ajuste da altura do assento em relação ao piso. Colocar o monitor de uma maneira que seus olhos consigam ver toda a tela, sem movimentos bruscos da cabeça, também é essencial.
Abra espaço para iluminação
O sol pode ser um grande aliado, por isso tente escolher um ambiente próximo às janelas. Porém, tome cuidado para não ficar na incidência direta da luminosidade solar. Lembre-se que a luz natural não dura o dia inteiro e, normalmente, não será suficiente para iluminar seu escritório o tempo todo. Por isso, aposte em luminárias de mesa, parede ou piso para proporcionar luz suficiente.
Tenha tudo organizado
O armazenamento correto de documentos é fundamental para evitar um dos principais problemas de quem trabalha em casa, a desorganização. Por conta da aversão das pessoas àqueles grandes armários de documentos, ter estruturas como prateleiras e caixas organizadoras podem fazer toda a diferença.
Legenda: Projeto de Thais Schiavo – Foto: Amauri Fujii