Novas tecnologias reduzem impacto no meio ambiente

O país gera por dia 290 mil toneladas de entulho, o suficiente – se esse material desperdiçado fosse reciclado – para construir 2.134 estádios do Maracanã.

O setor da construção civil é hoje o responsável por grande parte do volume de resíduos sólidos gerados em meios urbanos com grande impacto ambiental, e as construtoras vivem o desafio de reduzir tal posição. Entre os itens mais desperdiçados nas obras estão entulhos como concreto, bloco cerâmico e argamassas.

Atuando há 55 anos no mercado de construção civil, o Grupo A.Yoshii vem implantando em suas obras projetos sustentáveis, eficientes e economicamente viáveis, sem perder o padrão de qualidade. Para reduzir o uso desses materiais, os engenheiros buscam soluções com menor impacto durante a cadeia produtiva, aplicando melhorias e alterando alguns processos.

Em todos os empreendimentos da A.Yoshii são utilizadas tecnologias para racionalizar o consumo, como: aeradores em torneiras; vaso sanitário com acionamento de dual flush; utilização de sensores de presença no sistema de iluminação; uso de vidros de fachada que apresentam eficiência energética; reuso de água pluvial, entre outros.

A construtora adotou, ao longo dos anos, diversas práticas para diminuir os impactos da indústria da construção civil ao meio ambiente, além de incentivar os colaboradores a inovarem continuamente buscando as melhores práticas para a execução dos serviços, alinhados à sustentabilidade corporativa.

A A.Yoshii promove, ainda, ações e debates com seus colaboradores. O programa Melhoria Contínua atua nas obras com o objetivo de incentivar ideias inovadoras para melhoria do processo construtivo, com base na experiência dos trabalhadores.

Já o programa Campanha de Economia incentiva o consumo consciente dos recursos naturais e preserva a saúde e segurança do colaborador. Mensalmente são coletados dados de consumo de água e energia, geração de resíduos e inspeções de segurança. Estes índices são comparados com dados de referência do Grupo, e trimestralmente é feita uma premiação da obra que possuir melhor desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *