Se a busca pela inovação, de olho no futuro, já era uma tendência do mercado imobiliário, a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo, levando construtoras e incorporadoras a lançarem mão de soluções cada vez mais inteligentes para conquistarem o consumidor. Hoje, por exemplo, nunca foi tão fácil adquirir um imóvel. Inúmeras ferramentas on-line ajudam a visualizar e avaliar o projeto, incluindo maquetes, perspectivas eletrônicas e realidade virtual. A automação residencial com o uso de tecnologias para facilitar as tarefas domésticas e os espaços multifuncionais adaptáveis às necessidades do morador ganham ainda mais visibilidade no contexto atual.
Para a arquiteta Isabella Souza, as mudanças culturais e no estilo de vida da sociedade, ao longo dos anos, vêm alterando a forma como são construídos os empreendimentos. “As pessoas estão aprendendo a vivenciar suas residências, dando um novo significado ao local onde moram. Por isso, a importância do conforto, praticidade e flexibilidade dos ambientes. Uma tendência que veio para ficar, por exemplo, são os espaços projetados para home office”, explica. De olho nesse comportamento de mercado, a construtora está apostando nos imóveis com cômodos adaptáveis para o teletrabalho.
Com a necessidade de levar toda a rotina para dentro de casa, a automatização dos ambientes residenciais também representa uma tendência. Para a arquiteta Juliana Maioli, a ideia é aplicar tecnologias que facilitem a realização das tarefas do dia-a-dia, otimizando o tempo e garantindo mais segurança aos moradores. Já estão disponíveis no mercado empreendimentos que trazem tomadas USB nos quartos, fechaduras biométricas na entrada dos apartamentos, fechadura com reconhecimento facial nas áreas de uso coletivo.