O trabalho remoto tornou-se uma saída bastante viável para diversas atividades neste momento. De uma hora para outra, computadores, internet, impressora, televisão, celulares, entre outros aparelhos elétricos e eletrônicos passaram a ser mais utilizados com mais frequência em casa e isto pode sobrecarregar as instalações elétricas.
Alguns aspectos requerem atenção para a segurança das instalações elétricas nesse sistema de trabalho. Tomadas, plugues, extensões, disjuntores e outros componentes quando envelhecidos ou fora das normas de fabricação vigentes no país podem causar sobrecargas, queda de energia, elevação de consumo de energia, superaquecimento de plugues e tomadas, choques, curtos-circuitos e até incêndios. Qualquer avaria é perigosa, mas acidentes podem ser evitados.
Sugestões e dicas
A equipe técnica de fábrica de materiais elétricos chama a atenção para alguns detalhes que ajudam a proteger o imóvel e tornam mais seguro e produtivo o trabalho remoto: antes de ligar qualquer equipamento, verifique a compatibilidade da tensão (Volts) do aparelho ou da lâmpada com a rede doméstica e a tomada em uso; observe a quantidade de equipamentos conectados à tomada ou extensão: para que não haja aquecimento, curto-circuito ou sobrecarga na rede elétrica, a soma da potência dos equipamentos conectados não deve ser superior à capacidade de fornecimento de corrente da tomada. No Brasil, uma tomada residencial comum tem limite entre 10 ou 20 ampères (A), de acordo com o modelo utilizado. Sempre que possível distribua a carga em diferentes tomadas; adaptadores do tipo benjamim devem ser evitados, pois podem sobrecarregar as tomadas e causar danos elétricos; e quando fora de uso, retire os aparelhos da tomada, mesmo que possuam modo stand-by.
E para economizar energia dê preferência à luz natural no home office, mantenha os ambientes bem iluminados e arejados e utilize lâmpadas de LED com potência e temperatura de cor adequadas a cada finalidade. No espaço dedicado ao trabalho prefira a luz fria (branca). Também apague as lâmpadas dos cômodos desocupados, exceto as que contribuem para a segurança. E nos intervalos mais longos, desligue o monitor do computador, impressoras e periféricos ou utilize o modo “suspender”.
Em caso de manutenção, consulte sempre um profissional habilitado.