Pilarzinho ganha novo bosque em área onde havia ocupação irregular

Um fundo de vale que estava degradado foi recuperado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e vai se tornar um novo bosque da cidade. No local conhecido como Vila Nori, no Pilarzinho, 156 famílias habitavam irregularmente as margens de um córrego. Elas foram transferidas para novas casas e o local degradado passou por completa recuperação ambiental.

A ocupação irregular na Vila Nori surgiu no final da década de 1980. Moradias precárias foram construídas nas margens de um córrego e na encosta de um morro, o que devastou a mata ciliar e trouxe alto risco de enchentes e deslizamentos. O serviço social da Cohab cadastrou 300 famílias no local, das quais 156 viviam de forma muito adensada em área de preservação permanente.

Para atender as 143 famílias que permaneceram na Vila Nori, a Cohab abriu um novo sistema viário. Foram implantados 2km de novas vias, 1,7km de redes de drenagem e 4,2km de redes de esgoto. A recuperação ambiental incluiu ciclovias, escadarias devido à grande inclinação do terreno, área de passeio em CBUQ com bancos de eucalipto, playground de eucalipto com escorregador, gangorra, labirinto, brinquedo de tronco, paisagismo com plantio de grama, árvores e iluminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *