Em uma parceria firmada com a prefeitura de Curitiba, a Digital Innovation One, maior ecossistema open education do Brasil para desenvolvedores de software e o Meu Futuro Digital, movimento com o propósito de transformar o Brasil para o futuro do trabalho e da educação por meio da tecnologia da informação, integram a primeira edição do Programa Primeiro Emprego em Tecnologia, EmpregoTech, que oferecerá gratuitamente bolsas de estudo em cursos de programação para jovens de 16 a 22 anos.
Hoje, Curitiba se destaca entre os mais importantes polos tecnológicos do Brasil, atraindo startups e empresas que viram, com a criação do Vale do Pinhão, uma oportunidade de incentivo à inovação e empreendedorismo. O resultado direto é a geração de empregos: já são 6 mil vagas abertas à espera de profissionais qualificados.
No total, o EmpregoTech oferecerá 1.500 vagas em cursos de tecnologia presenciais e 150 mil vagas para cursos de programação online, que serão realizados na plataforma da Digital Innovation One. Os alunos que mais se destacarem nos estudos serão indicados para entrevistas em startups e empresas do segmento tecnológico de Curitiba e região, onde poderão ser contratados como aprendizes.
Ao tornar-se parceiros da iniciativa, a Digital Innovation One e o Meu Futuro Digital, contribuem para o desenvolvimento local de novos talentos em TI, capacitando jovens para atender à crescente busca por profissionais pelas empresas. No Brasil, estima-se que em 2024, serão mais de 400 mil as oportunidades de trabalho na área, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). “Estamos felizes em participar da iniciativa EmpregoTech para ajudar a transformar a vida de milhares de novos talentos e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Curitiba. Nosso modelo educacional centrado na comunidade e ecossistema de tecnologia tem empregado desenvolvedores de software em todo o Brasil e vamos compartilhar toda experiência para potencializar o EmpregoTech”, afirma Iglá Generoso, CEO da startup.
No caso de Curitiba, o Vale do Pinhão foi fundamental para despertar nos empreendedores e governantes da cidade a urgência de um programa como o EmpregoTech, uma vez que, mesmo dentro das universidades têm sido um grande desafio encontrar mão de obra alinhada às necessidades do mercado. “Embora o termo ‘empregos do futuro’ ainda seja amplamente usado, a verdade é que eles já são uma realidade no presente, e a capacitação e aprimoramento de talentos deve ser estimulada, pois o país só tem a ganhar com isso”, diz Generoso.
Para conseguir uma bolsa de estudos online, basta acessar o site http://digitalinnovation.one, realizar um cadastro e começar a estudar.