De acordo com dados que acabam de ser divulgados pelo Ministério da Economia, o Paraná terminou o ano de 2019 com saldo positivo na geração de vagas formais de emprego. Foram criadas 51.447 novas vagas contra 40.256 geradas em 2018. O resultado consolida o Paraná na 4ª posição no ranking nacional de geração de empregos formais em 2019, atrás apenas de São Paulo, com um saldo 184 mil, Minas Gerais, com 98 mil, e Santa Catarina, com 71 mil vagas.
“Os números positivos mostram a resiliência da econômica paranaense ante ao ambiente instável econômico resultante de um período de crise econômica, final do primeiro ano do novo governo e a morosidade na aprovação das reformas”, explica Jefferson Marcondes Ferreira, membro do Comitê Macroeconômico do ISAE Escola de Negócios.
Analisando os dados mensais, o grande destaque ficou para os meses de fevereiro e abril, que contabilizaram, respectivamente, 18.850 e 10.762 novas vagas. Já o mês de dezembro apresentou um saldo negativo de 22.634 vagas, mesmo assim um número menor do que o registrado em 2018 para a mesma época do ano. “O mês de dezembro teve números negativos, mas essa retração é esperada, uma tendência bem comum no mercado”, completa Jefferson Marcondes Ferreira.