Muito se fala em preservação do meio ambiente, de consumo consciente e de cuidados com o lixo que produzimos. É um assunto que sempre esteve em pauta, mas hoje em dia, com vários desastres acontecendo e com as sequelas do descuido com o planeta cada vez mais visíveis, é preciso mais do que nunca levantar a bandeira do meio ambiente e o primeiro passo vem de cada um de nós dentro de nossas casas. Falaremos sobre o consumo consciente e de como começar a preservar o planeta em nossos próprios lares a partir de 6 dicas práticas.
Reaproveitamento de objetos
Reaproveitar materiais está mais na moda do que nunca. O reaproveitamento por ser utilizados nos mais diversos sentidos e com uma infinidade de materiais, basta usar a imaginação e colocar a mão na massa. Utilize paletes para criar móveis, pneus para fazer pufes, caixas de madeira para fazer mesinhas, móveis antigos restaurados, garrafas de vidro para armazenar água na geladeira e até mesmo uma xícara quebrada pode se transformar em um charmoso vaso.
Economizar água
Regrinhas básicas colocadas em prática no dia a dia já são suficientes para economizar vários litros de água. Aqueles pequenos detalhes como fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça, fazer o mesmo com o chuveiro e também se lembrar de diminuir os minutos no banho fazem toda a diferença…. Somado a isso podemos pensar em investir em um sistema de coleta água da chuva para reaproveitá-la em casa, instalar aeradores nas torneiras e também utilizar a água da máquina de lavar para outras atividades como lavar o quintal por exemplo.
Separar o lixo
Se você ainda não o faz saiba que já passou da hora de começar a separar o lixo em casa. Tão simples como ter diferentes latas de lixo em casa para separar plástico, vidros, metais e lixo orgânico. Além disso, é importante certificasse as datas da coleta seletiva para que cada tipo de lixo seja direcionado para o destino correto. Lembrando que componentes eletrônicos, pilhas e baterias devem ser direcionados para pontos específicos de coleta.
Menos plástico
Evite comprar e utilizar descartáveis, prefira recipientes de vidro que podem ser reaproveitados. Evite embalagens no geral optando por comprar produtos a granel.
Se possível prefera embalagens retornáveis e orgânicas. Opte por materiais de limpeza e higiene com refil. Utilize produtos biodegradáveis. Recuse sacolinhas plásticas dos supermercados e utilize sacolas sustentáveis de tecido.