Moradores do Balneário Coroados e Barra do Saí reivindicam UPA 24 horas

O prefeito Roberto Justus recebeu o ofício e abaixo assinado, dos moradores do Balneário Coroados e Barra do Saí, que solicita a construção de um UPA 24 horas, naquela região.

O abaixo assinado coletou assinaturas de moradores, comerciantes e moradores veranistas que sentem a urgência da construção deste equipamento público, para atender emergências médicas ocasionadas por acidentes nas rodovias BR 376, BR 101, PR 412, SC 415, além de atender moradores de Garuva, Itapoá e Guaratuba.

Os moradores alegam no ofício que a distância entre Curitiba e Guaratuba, para o atendimento de vítimas de acidentes na BR 376 e 101, torna-o demorado, fator que pode ocasionar óbitos. Também o percurso a ser feito entre o Balneário Coroados e a Praia da Barra do Saí até o centro de Guaratuba deixa o atendimento em caso de emergência demorado, principalmente, em época de alta temporada de verão.

Outro aspecto apontado no ofício diz respeito ao grande fluxo de caminhões pela PR 412, em direção ao litoral paranaense, com vários acidentes já ocorridos.  Assinaram o ofício Jaqueline Silva, Mary do Voluntariado, Marcelo Fuja Loco, Gilberto Rosa, José Antônio Bassetto (Supermercados Baia Azul) e Palmonari. O prefeito Roberto Justus, ao tomar ciência do conteúdo do ofício comprometeu-se em atender tal solicitação.

UPA
Unidade de Pronto Atendimento, abreviadamente UPA ou UPA 24h, é uma espécie De posto de saúde instalada em diversas cidades do Brasil. São responsáveis por concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar. As unidades também possuem o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados diretamente para as unidades hospitalares, além de ampliar a capacidade de atendimento d o Sistema Único de Saúde(SUS).

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, visando acolher e atender a todos os usuários que buscam assistência médica. Também são capazes de resolver grande parte das urgências e emergências, sendo que, nas localidades que, contam com pelo menos uma unidade, 97% dos casos são solucionados no próprio local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *