Aprenda como reaproveitar materiais para criar ambientes

Cada vez mais, arquitetos e designers têm se preocupado em criar uma decoração que agrida menos a natureza. Por isso, o reaproveitamento de materiais é mais que bem-vindo. A iniciativa, além de resultar em economia, também ajuda a reduzir a quantidade de descarte e entulho. Assim, as arquitetas Isabella Nalon e Juliana Atti, em parceria com a decoradora Sula Miranda, projetaram uma linda sala de jantar, a partir de dois pontos principais: criatividade e sustentabilidade. Com base nessa experiência, as profissionais dão dicas simples de como qualquer pessoa também pode criar um décor sustentável e acessível em casa.

Parede verde
Ela reúne 20 peças de paletes, que reutilizam pinus de reflorestamento. As madeiras precisaram ser lixadas e receberam uma demão de verniz. Readequadas, as ripas ganharam lugar para a colocação de 60 vasos convencionais, que receberam jiboias e guaimbês, espécies que exigem pouca manutenção e são bem-vindas em ambientes internos.

Iluminação irreverente
Exclusivo, o pendente reuniu galhos de árvore natural, que foram amarrados para receber os fios elétricos, as lâmpadas e os cristais italianos. Outro destaque são os trilhos de spots direcionáveis, que são fáceis de instalar e têm ótimo custo-benefício.

Banco de vidro
Em vez de um material tradicional, o trio de profissionais optou pelo vidro de 19 mm de espessura em busca de criar um móvel transparente e leve. Para trazer originalidade à peça, rodas de caminhão recuperadas e pintadas dão suporte ao banco, que mede 5m x 0,55 m.

As profissionais indicam que a sustentabilidade já começa no momento da reforma. “Deve-se ter a consciência de não gerar tanto entulho, por meio do melhor aproveitamento dos objetos. Porém, se for necessário descartar algum item, busque que ele tenha um destino certo. Entre as opções, há grupos de sobras de obra para doações, que podem ser encontrados nas redes sociais, ou estabelecimentos de coleta inteligente”, aconselham Isabella e Juliana.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *