Pequeno Príncipe recebe Comenda Zilda Arns no Senado

O maior hospital pediátrico do Brasil recebeu nesta terça-feira, 10 de dezembro, a Comenda Zilda Arns no Senado Federal. A indicação do Hospital Pequeno Príncipe para receber o reconhecimento que homenageia cidadãos ou instituições que desenvolvem ações e atividades destinadas à proteção da criança e do adolescente foi do senador Flávio Arns. 

“Para o Pequeno Príncipe é uma honra e alegria receber este prêmio que leva o nome da pediatra que iniciou sua carreira no Hospital, e que tanto fez pelas crianças e adolescentes de todo o Brasil e de várias partes do mundo. No ano em que comemoramos 100 anos, este reconhecimento é mais um presente para nossas equipes que se dedicam diariamente em prol da causa da saúde infanto-juvenil”, disse o diretor corporativo da instituição, José Álvaro Carneiro que acompanhou a cerimônia em Brasília (DF). 

Entre 1955 a 1964, Zilda Arns atuou como voluntária e depois como médica pediatra no Hospital Pequeno Príncipe, quando a entidade ainda se chamava Hospital de Crianças César Pernetta. “É uma alegria poder homenagear esse Hospital tão importante para o Paraná e o Brasil. A entidade está há um século prestando serviços de saúde com muito amor às crianças, adolescentes e jovens do país inteiro”, afirmou Arns, sobrinho da médica sanitarista. 

Comenda Zilda Arns

A Comenda Zilda Arns foi criada em 2017 e leva o nome da médica Zilda Arns Neumann (1934-2010), sanitarista e pediatra que se destacou na ação social junto a populações carentes, atuando no Brasil e no exterior. Foi fundadora da Pastoral da Criança, organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que trabalha no desenvolvimento de ações de saúde, educação e cidadania com foco no bem-estar infantil e materno. 

Sobre o Pequeno Príncipe

Com mais de 305 mil atendimentos ambulatoriais e 21 mil cirurgias anuais, incluindo procedimentos de alta e média complexidade, como transplantes de órgãos e medula óssea, o Hospital oferece 32 especialidades médicas, que contam com equipes multiprofissionais especializadas. Cerca de 70% da sua capacidade de atendimento é destinada para o Sistema Único de Saúde (SUS). O que faz com que receba crianças e adolescentes de diferentes estados brasileiros. Com 378 leitos, sendo 68 em UTIs, o Hospital conta com uma estrutura única que alia tecnologia e humanização e faz parte do Complexo Pequeno Príncipe que engloba, a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *