Saiba como escolher o forro em sua reforma

Essa é a escolha do forro e a arquiteta Priscila Tressino, do escritório PB Arquitetura, ressalta informações de ouro sobre este item primordial.

De acordo com a profissional, “forro é o acabamento dado na parte interna da estrutura de cobertura das construções”, eles podem ter diversas funções, o que inclui isolamento térmico ou acústico (estes podem ser com materiais diferentes, como isopor, lã de rocha, lã de vidro, manta de alumínio, lambril de madeira, pvc, gesso acartonado ou dry wall, gesso em placas, entre outros).

“Todos os ambientes podem ter forro, mas na maioria dos casos, são instalados em ambientes com instalações feitas no teto, frequentemente de hidráulica, que vem do andar de cima. Para tampar o encanamento, é feito um rebaixo de gesso. Ele pode ser encontrado em banheiros, cozinhas e terraços”, explica Priscila.

É importante saber que no espaço entre a cobertura ou a laje e o forro, passam infraestruturas de sistemas de elétrica, hidráulica, ar condicionado, e muito mais. Ele não é utilizado apenas para esconder infraestruturas. “Nossos projetos sempre preveem forro de gesso em placas para embutir luminárias e criar cortineiros e sancas. Ele permite criar um projeto de iluminação mais elaborado”, conta a arquiteta.

Após colocados existem alguns cuidados que devem ser observados, eles dependem dos materiais aplicados. Priscila explica que “para gesso é importante manter os ambientes arejados e sem umidade. A pintura deve ser feita periodicamente, assim como nas paredes. Madeira requer seladora e verniz. PVC e alumínio, apenas limpeza”.

Caso o forro seja para ambientes externos, podem ser utilizados outros materiais, como o lambril de madeira, bambu, pvc, alumínio, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *