Lava-placa. Esse é nome do aplicativo criado pela empresa social curitibana Youngers (Y) para inserir no mercado de trabalho quem precisa urgentemente de emprego. A princípio, o APP deve oferecer o serviço de lavagem de placas feito por imigrantes, egressos do sistema carcerário e jovens em situação de vulnerabilidade para os comércios de Curitiba. “Mas amanhã pode ser cortar grama, lavar carro, passear com o cachorro… Atividades que nosso pessoal é capaz de fazer e os clientes necessitam”, explica Geovana Conti, co-fundadora da Y.
Segundo ela, antes de empreender, a população da Vila Torres – bairro carente da capital, no qual a Y atua – precisa de um emprego para obter uma renda imediata. “O aplicativo foi a maneira que a gente encontrou para simular um emprego por meio de um serviço que qualquer um deles é capaz de fazer, é necessário ao comércio e vai remunerá-los de forma justa”, garante.
A ideia é que cada prestador de serviço seja chancelado pela Y, isto é, tenha sido treinado pela empresa e seja mentoriado constantemente. Eles estarão devidamente identificados com o jaleco e boné de “Aluno Youngers” e equipados com escada, panos, balde, sinalização de piso molhado e até máquina de cartão. “O dono da loja pode pagar em dinheiro, cartão ou pelo aplicativo. O prestador ganha por placa lavada e 30% do lucro total fica com o APP”, acrescenta Geovana, que escreve mensalmente para o Portal Empreendedorismo.
Sobre a Y
Criada em 2014 pelo casal de empreendedores Geovana Conti e Cleber Sá, a empresa social atua principalmente nas regiões do Parolin, Vila das Torres e Capanema, três dos bairros mais carentes de Curitiba. O foco está na ressocialização de jovens entre 14 e 35 anos e na inserção deles no mercado de trabalho – daí o nome Y, de Youngers. Por meio de palestras, cursos, mentorias e outras vivências eles trabalham a ideia de que é possível transformar um hobby (ou qualquer coisa que você faça bem feito) em negócio!