Síndicos e moradores transformam conjuntos da Cohab

Conjuntos residenciais do programa habitacional do município entregues a inscritos na fila da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) estão passando por uma transformação, graças ao bom trabalho dos síndicos e do acompanhamento feito pelo serviço social da Cohab.

“Quando os moradores se organizam eles conseguem implementar diversas melhorias nos conjuntos. É uma satisfação para o poder público ver que a entrega da moradia foi um ponto de partida e que estas famílias continuam melhorando de vida”, afirma o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

É o caso dos empreendimentos Imbuia IV e Aroeira VI, no Cachoeira, e do Residencial Parque Iguaçu I, no Ganchinho. Os três conjuntos têm comum a presença de síndicos atuantes, que têm conseguido melhorar a estrutura do espaço físico, embelezar os condomínios e aumentar a qualidade de vida das famílias.

Fernando Oliveira é síndico do Imbuia IV desde abril de 2017. No conjunto vivem 224 famílias que pertenciam à faixa 1 (renda de até R$ 1,8 mil) da fila da Cohab. As melhorias conquistadas deixaram o empreendimento muito diferente do que era quando foi entregue há cinco anos.

Foi construído o muro em volta de todo o conjunto, instaladas 97 câmeras de segurança, além de controle eletromagnético e cobertura de vidro na entrada de todos os blocos. Os moradores ganharam parquinho infantil, quadra poliesportiva, bicicletário e novas lixeiras para separação de recicláveis.

“As melhorias garantem aos moradores mais segurança e tranquilidade, além de opções de lazer. Antes aconteciam muitos desentendimentos, em especial entre os mais jovens. Com as novidades, a relação entre vizinhos também melhorou”, conta Oliveira.

Inadimplência
Outra boa consequência das mudanças foi a diminuição da inadimplência, que chegou a ser de 60% e hoje baixou para 20%. “Quando o morador vê o dinheiro do condomínio sendo bem empregado ele faz questão de pagar”, destaca Fernando Oliveira, síndico do conjunto Imbuia IV.

Situação semelhante ocorreu em um dos empreendimentos da vizinhança, o Aroeira VI, onde vivem 144 famílias. Síndico desde 2017, Fabiano Ribeiro Vieira também afirma que reduziu a taxa de inadimplência.

“O importante para um síndico é entender de administração e estar sempre disponível para atender os moradores. Quando eles confiam no trabalho automaticamente o número de pagantes aumenta”, ressalta.

O condomínio ganhou um novo paisagismo, bancos para descanso, cancha de areia, parquinhos, varais coletivos, reforma no salão de festas e futuramente vai contar com duas churrasqueiras externas e hortas nos muros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *