O inverno está chegando e junto com o frio vem a necessidade de redobrar a atenção quanto à saúde dos olhos dos animais de companhia. O tempo fica muito mais seco e, com a baixa umidade, aumentam as possibilidades de doenças relacionadas ao clima, como síndrome do olho seco e alergias oculares.
“Os olhos dos pets ficam menos lubrificados e mais expostos à poluição, que é o ambiente propício para o desenvolvimento de processos alérgicos e infecções oculares”, explica a médica-veterinária Mariana Castro Amâncio.
Ela acrescenta que para evitar a evaporação do filme lacrimal alguns cuidados são indispensáveis, tais como ter sempre água limpa e fresca para o pet, evitar o uso excessivo de ar acondicionado e ventiladores, e manter os ambientes arejados e sem pó. Vale a pena apostar ainda em colírios que mimetizam a lágrima, garantindo proteção e hidratação do globo ocular.
Outros fatores podem diminuir também a produção de lágrima dos pets, como por exemplo, a administração de medicamentos simples e que costumam ser utilizados no dia a dia, como dipirona, anti-histamínicos, diuréticos, atropina e outros. Assim, o uso de colírios lacrimomiméticos também nesses casos é indispensável para o tratamento de doenças oculares.
Há ainda condições patológicos que levam à síndrome do olho seco. Animais atópicos (alérgicos), algumas patologias de pele, doenças autoimunes e pets com idades mais avançadas são algumas situações. Em todos esses casos um médico-veterinário deve ser consultado.