Porém, em muitos casos, o orçamento dedicado a viagem pode pesar no bolso e até fazer com que o turista desista do descanso.
No entanto, hoje já existem diversas maneiras de ganhar dinheiro viajando – principalmente utilizando a tecnologia como aliada. Uma dessas alternativas é o aluguel de imóvel. Se você tem uma casa ou apartamento próprio, pode alugar e gerar renda enquanto estiver fora. Para isto, você pode usar plataformas como o AirBnb, que garantem a segurança do processo e aumentam as chances de você conseguir inquilinos – para longas ou curtas temporadas.
O compartilhamento de bagagens também é uma maneira segura de obter uma renda extra e custear algumas despesas da viagem, como passeios e o transporte. Um exemplo no Brasil é o Grabr, app disponível em mais de 120 países que conecta viajantes a compradores e possui mais de 1 milhão de usuários cadastrados em sua plataforma. O aplicativo conta com um programa de “recompensas”, que permite ao viajante monetizar suas viagens: ao trazer produtos dentro do espaço livre de suas bagagens, o viajante recebe uma recompensa, que é calculada pelo app com base no preço do produto e pode ser diretamente negociada com a outra parte, o comprador.
Outra dica para quem quer economizar e viajar é fazer intercâmbio de trabalho. Existem diversos programas onde é possível “trocar” trabalho por hospedagem – e os tipos de trabalho também são bastante variados, em estações de esqui, hotéis, resorts, restaurantes e até casas de família para cuidar de crianças. Uma comunidade chamada worldpackers conecta oportunidades e pessoas no mundo todo.