A arquiteta Cris Paola explica como preparar um ambiente com isolamento acústico. Antes de começar a alterar o ambiente, é preciso analisar o local que deseja reservar para a sala de música. Definido isso, procurar um profissional qualificado em acústica para auxiliar na identificação das adequações necessárias.
Cris Paola destaca que se a janela do imóvel for com dobradiças ou basculantes, é possível instalar um vidro comum, de até 20 mm, pois essa espessura é compatível com o ruído.
Se o espaço escolhido contar com parede de drywall ou painéis cimentícios, Cris Paola indica incluir uma manta de lã de rocha ou vidro como recheio. O preenchimento atua como material complementar que atenua a trajetória do som na passagem entre um ambiente e outro.
Outra alternativa, a depender do isolamento acústico pretendido, é a aplicação de placas acústicas coloridas, que colaboram na missão de abafar o som do ambiente.
Por fim, a arquiteta alerta que “a não ser que o ambiente seja projetado desde sua origem para esse fim, as soluções são eficazes para contribuir com o isolamento acústico dos espaços”. Experiente em demandas como essas, a profissional realiza os projetos com assessoria de um especialista em acústica.