Já pensou na possibilidade de ter alimentos frescos – e muitas vezes orgânicos – sem precisar ir ao supermercado ou feira? Tendência no mundo, as hortas urbanas, conhecidas também como agricultura urbana, está conquistando os terraços de prédios pelo Brasil.
Bem no coração das Mercês, em Curitiba, está em construção o Duet Mercês. Um empreendimento planejado com muitos detalhes para fazer essa conexão e que prevê um rooftop com horta comunitária que acompanha a tendência mundial. O espaço terá capacidade de produção de pés e maços de hortaliças como alface, cebolinha, espinafre e rúcula por mês, além de ervas medicinais e temperos como alecrim, hortelã, manjericão, tomilho, orégano, pimenta, salsa e sálvia.
A estimativa dos especialistas é que cerca de 80% da população mundial viverá nos grandes centros urbanos até 2030. O crescimento urbano, os custos econômicos e ambientais da produção de alimentos no campo e a qualidade dos alimentos produzidos localmente e sem agrotóxicos explicam a força da tendência que já ganhou cidades como Berlim, Londres, Montreal, Nova York e Zurique.