Manter a cozinha em ordem não é apenas uma questão estética, mas também de facilidade de uso, conforto e higiene. Além disso, o hábito de categorizar utensílios e mantimentos torna as experiências culinárias menos bagunçadas e mais fluidas, podendo até mesmo motivar o preparo de nossas próprias refeições. Para isso, não é necessário fazer grandes investimentos – bastam cinco dicas-chave sobre como organizar o cômodo mais integrador e saboroso da casa.
Copos, xícaras e taças são usados diariamente e precisam ser guardados com delicadeza, pois quebram facilmente. A dica é organizar esses itens de acordo com seus tamanhos, colocando os maiores para o fundo e os menores para frente – assim, quando abrir os armários terá uma visão panorâmica de toda a louça. Outras soluções eficientes são suporte para taças (fixado em uma prateleira do armário) ou porta-xícaras com ganchos (pode ser instalado tanto no interior ou exterior do mobiliário quanto na parede sobre a bancada).
Quanto aos pratos, o segredo é agrupar as peças semelhantes. Por exemplo: pratos de sopa com pratos de sopa, pratos de sobremesa com pratos de sobremesa. Se necessário empilhar, organize os maiores mais embaixo e os menores mais em cima, sempre evitando acumular muitos na mesma pilha.
Muitas pessoas têm mais de um conjunto de talheres, como para uso diário, para churrasco e para ocasiões especiais – mas deixá-los todos juntos só gera confusão. Portanto, conserve os talheres mais utilizados em um local de fácil acesso, preferencialmente na primeira gaveta da bancada. Os demais podem ser acondicionados nas gavetas inferiores, dentro de caixas organizadoras devidamente identificadas.
Quem gosta de cozinhar geralmente possui vários modelos de panelas, caçarolas, formas e travessas. Para evitar o transtorno de não encontrar a tampa de cada utensílio quando mais precisa, vale recorrer a acessórios organizadores para mobiliário. Os modelos mais práticos são acoplados no interior de gavetas ou fixados em aéreos componíveis no interior do móvel.
Incluir pequenos cuidados de organização na cozinha reflete diretamente na praticidade da rotina. Com tudo no seu devido lugar, os moradores conseguem usar melhor seu tempo para preparar as receitas e limpar os utensílios sem transtornos – é uma questão de hábito, mas que compensa.