Em cerca de 70 dias, o Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras Públicas já executou os serviços de ampliação de 10,3 quilômetros de ruas da cidade em todas as dez administrações regionais.
A ampliação da rede de distribuição de energia elétrica começou no dia 31 de julho e até dezembro será feita em 15,6 quilômetros de vias da cidade. Serão instalados 453 pontos de iluminação em 53 bairros.
Para garantir a expansão da rede, a Prefeitura investe R$ 739,5 mil, recurso que vem da contribuição de iluminação pública que todos pagam para manter e melhorar o sistema da cidade. Ela é cobrada no IPTU.
As ruas que estão sendo atendidas foram definidas de acordo com os pedidos feitos pela população e que chegam pela Central 156, aqueles encaminhados às administrações regionais e os apresentados nas audiências do Fala Curitiba.
Após a avaliação técnica feita pelo Departamento de Iluminação Pública, são elaborados os projetos para cada implantação. Tudo é aprovado pela Copel, concessionária do serviço que tem como padrão normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O cronograma de execução dos serviços também é definido junto com a Copel.
O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros, informa que até 2020 haverá expansão de mais 15 quilômetros.