Mercado imobiliário de alto padrão investe em sustentabilidade

Muitas construtoras estão apostando nesta tendência com projetos que garantem a economia de recursos naturais sem deixar de lado a qualidade do empreendimento e a segurança e comodidade dos profissionais que trabalham na obra e, posteriormente, dos moradores.

O lançamento mais recente da A.Yoshii Engenharia em Curitiba, o La Serena Plaza España, conta com diversas soluções sustentáveis que levam em consideração o desenvolvimento de tecnologias aliadas à sustentabilidade. O empreendimento contará, por exemplo, com vaga rotativa com totem para recarga de veículos elétricos.

Além disso, o La Serena terá dispositivos de economia de água nas unidades habitacionais, como limitadores de vazão nas torneiras e vasos sanitários. Tais mecanismos, somados ao sistema de reaproveitamento de água de chuva, localizado na área comum do empreendimento, resultam em uma redução do consumo de água 18% para as unidades habitacionais e 38% para as áreas comuns.

O projeto de iluminação também foi pensado para reduzir o consumo de energia elétrica. “Automação, sensores de presença e demais itens estão sendo utilizados para garantir a eficiência elétrica na maioria dos ambientes internos e na área externa. Todo o empreendimento foi projetado para utilizar luminárias com LED, que, além do benefício de mais de 50% na economia de energia em relação às lâmpadas fluorescentes e halógenas, possui alta durabilidade, facilidade na manutenção e baixo impacto ambiental”, explica Cleber Casado, engenheiro da A.Yoshii Engenharia.

O conceito de sustentabilidade está presente em todas as fases da construção dos empreendimentos do grupo. No canteiro de obras são adotadas medidas de reutilização de água de chuva e tratamento prévio de água contaminada com resíduos de tinta, por exemplo. Além disso, resíduos gerados durante a obra, como sobras de madeira e da construção em alvenaria, são encaminhados para reciclagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *