Produzido em Curitiba, o filme ganhou o Kikito de Ouro 2018, o principal prêmio da mostra, e levou ainda os troféus de Desenho de Som e Roteiro.
A apresentação, com a presença do diretor Aly Muritiba e do prefeito Rafael Greca, reuniu atores e equipe da produção e estudantes de turmas da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Papa João XXIII.
“Eu quis fazer essa apresentação para que a cidade reconhecesse o talento dos seus artistas. Vejo com entusiasmo a ideia de uma indústria de cinema e um trabalho para a cultura audiovisual”, disse Greca.
O diretor baiano Aly Muritiba contou que Ferrugem é um filme 100% produzido por empresas curitibanas e uma produção, de baixo orçamento, já exibida em mais de 20 países. “Estamos rodando o mundo e levando o nome de Curitiba e do Estado para outros lugares. Estamos falando de arte, mas estamos falando também de geração de renda, de emprego, de fomento a pequenas e médias empresas”, disse o cineasta
Ferrugem está sendo exibido no Cine Guarani e na Cinemateca, salas da Prefeitura, além de cinemas dos shoppings Crystal, Novo Batel, Jardim das Américas e Água Verde. O longa-metragem aborda os temas cyberbullying e porn revenge, contando a história de uma jovem que tem a vida transformada após a divulgação de um vídeo íntimo compartilhado nas redes sociais. O roteiro foi escrito por Aly Muritiba em parceria com Jessica Candal. No elenco Tiffanny Dopke, Giovanni de Lorenzi, Enrique Díaz, Clarissa Kiste, Dudah Azevedo e Pedro Inoue.