O Detran Paraná e a prefeitura de Curitiba lançaram um projeto-piloto de espaços exclusivos para motos. Uma nova sinalização foi instalada nos dois sentidos da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, próximo à sede do Detran.
Os bolsões, ou box, são áreas delimitadas nos cruzamentos e permitem que os veículos menores aguardem a abertura dos semáforos na frente de carros, ônibus e caminhões. A expectativa é que a medida, que já funciona em cidades como São Paulo, Brasília e Rio Branco, melhore a visibilidade e ajude na redução de acidentes.
“Como motociclista e motorista, entendo que o projeto pode ser uma importante medida de proteção e segurança, além de ajudar na melhoria do fluxo de veículos e redução dos engarrafamentos. É preciso planejar, projetar e implantar esquemas especiais de circulação para melhorar a segurança do trânsito”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Segundo Traad, o bolsão serve para evitar que as motos fiquem paradas entre os carros enquanto o semáforo estiver fechado e assim diminui o risco de acidentes na hora da saída dos veículos. “Este sistema também facilita a visibilidade dos motoristas e dos pedestres que atravessam na faixa”, completa.
Os bolsões serão analisados por um período de 60 dias. Serão levados em consideração não apenas as opiniões dos motociclistas, mas de todos aqueles que fazem uso, como motoristas, pedestres e ciclistas.