O investimento em ações de pós-venda é capaz de fidelizar os clientes no setor imobiliário e garantir o retorno deles quando quiser investir novamente. Vender um imóvel é apenas o começo. Se antes a estratégia era restrita à assinatura do contrato e entrega das chaves, hoje as construtoras e outras empresas do setor só garantem sucesso total do projeto quando conseguem satisfazer o consumidor e gerar novas expectativas. Afinal, não basta entregar um empreendimento bonito. O segredo de uma boa relação de longo prazo entre empresa e cliente é manter essa mesma proximidade após ter o contrato assinado.
A importância do pós-venda se intensificou após a publicação da Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15575) – que abrange, entre outras coisas, a garantia e a vida útil dos empreendimentos. A norma também tem como características estabelecer as responsabilidades de cada um dos atores ligados a uma edificação – construtores, incorporadores, projetistas, fabricantes de materiais, administradores condominiais e os próprios usuários. Fica claro o compartilhamento da responsabilidade sobre a edificação ao longo do tempo.
Para o diretor de engenharia da Construtora e Incorporadora Laguna, Fabio Siqueira Giamundo, geralmente a confiança do comprador é alta durante o ato da compra, mas vai caindo quando ele percebe um distanciamento da empresa.
” Após a aquisição de produtos ou serviços, o consumidor passa por momentos de ansiedade. Quando o cliente assina o contrato, a confiança está lá no alto. Por isso é importante que as construtoras não deixem para retomar a conversa na hora da entrega das chaves ou quando o comprador vai atrás. Nesse momento a credibilidade do fornecedor já está abalada. No nosso setor, a fidelização se dá na qualidade final do produto, no respeito do prazo de entrega ao cliente e no relacionamento estreito “, explica.