A ATR Incorporadora recorreu ao reboco projetado como uma forma de manter a qualidade e a produtividade no canteiro de obras e, ao mesmo tempo, reduzir custos e ganhar tempo na execução de seus projetos. Tendência no segmento da construção civil, o reboco projetado é utilizado para rebocar paredes com argamassa projetada por máquina. A técnica vem sendo aplicada com maior frequência por construtoras e profissionais da área devido à série de vantagens que proporciona em comparação ao método convencional.
Segundo Nicoli Cristina Rosa, sócia da ATR Incorporadora, o reboco projetado garante melhor compactação da massa na superfície, menor quantidade de volume aplicado, além de maior uniformidade e resistência de aderência e produtividade, através de maior rapidez na execução. “Na construção do Edifício Montevideo, por exemplo, o reboco projetado tem gerado uma economia de 25% na etapa da aplicação da argamassa se comparado ao método manual”, diz, citando o empreendimento que a empresa está erguendo em São José dos Pinhais (PR).
O reboco projetado também possui qualidade superior devido à constância do processo, diferente do que ocorre quando o pedreiro joga a massa na parede manualmente. “Também no Edifício Montevideo, iniciamos a utilização de cantoneiras plásticas para o requadro de quinas. Combinadas, as técnicas permitiram um ganho de produtividade razoável e, principalmente, de qualidade superior”, comenta Nicoli, citando como maior vantagem do método a execução rápida desta etapa, por uma equipe bastante reduzida. Assim, a redução no tempo de obra é a grande responsável pela economia de despesas indiretas decorrentes do processo.