Da infância à adolescência

Quando uma gravidez é anunciada, uma das primeiras preocupações dos pais é com relação ao quarto do bebê. O ideal é projetar um cômodo infantil desde quando a criança e adequar a decoração para um adolescente.

Funcionalidade

Quartos para crianças precisam ter espaço suficiente para guardar todos os brinquedos, já os adolescentes precisam de mais lugares para as roupas e os materiais escolares. Por isso, a primeira dica é planejar bem o aproveitamento do ambiente. “Algumas soluções como camas com gavetas ou camas box com baú, prateleiras suspensas, painéis para TV, móveis sob medida e espelhos facilitam a organização e ainda dão a sensação de amplitude do espaço”, exemplifica Erika Fukunishi. A adolescência é uma fase importante para assumir responsabilidades de manter o próprio espaço limpo e organizado, por isso é interessante aproveitar cada espaço para colocar nichos, gavetas, prateleiras para o dia a dia e otimizar lugares pouco usados.

Reaproveitamento

O período que a criança utiliza o berço e a cama pequena é muito curto, mas hoje em dia os pais não precisam mais se desfazer de todos os móveis. Existem opções projetadas para serem reaproveitadas depois, como os berços que se transformam em cama e cômoda ou em uma mesa de estudos. Se a cor dos móveis for neutra, como o branco, eles podem ser mantidos sem comprometer o restante da decoração, que pode ser modificada com o passar dos anos. “Com a ajuda de um profissional, isso pode ser previsto desde o início do projeto e os  móveis mais adequados para cada caso serão selecionados. Se eles foram comprados prontos, aconselha-se que tenham o selo aprovado pelo Inmetro e órgãos competentes da área infanto-juvenil”, explica Thalita Miyawaki.

Decoração atemporal

Utilizar papéis de parede temáticos de personagens, desenhos infantis ou desenhos geométricos é comum nos quartos de criança e podem ser substituídos ao longo do tempo. Trocar a linha têxtil do quarto, como jogo de cama, colchas e cortinas também dá uma cara nova e, quem sabe, mais “adulta” ao ambiente. “Outra opção é apostar em almofadas, roupas de cama, tapetes, pufes, e objetos como pranchas de surfe, skate, bicicletas, bolas, murais de fotos, bonecas de decoração, etc”, comenta Erika Fukunishi. Em quartos masculinos, é possível explorar os espaços para jogos como videogames, televisão, instrumentos musicais. Já no caso das meninas, o que não pode faltar é a penteadeira ou um local para colocar bolsas, joias, relógios, acessórios para cabelo e maquiagem e um espelho de corpo inteiro.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *