Foi-se o tempo em que investir em segurança era coisa de milionário ou famoso. A crescente insegurança tem feito as pessoas comuns buscarem, cada vez mais, sistemas que aumentem a proteção, tanto da família como de seus bens. Uma das soluções mais procuradas hoje é a blindagem arquitetônica, ou blindagem de imóveis, técnica utilizada para agregar proteção balística e contra invasão a um imóvel ou parte dele.
Especialista no assunto, Cristiano Vargas orienta os interessados no processo. De acordo com ele, os fatores que devem ser analisados ao solicitar o projeto de blindagem são as estruturas da residência, as áreas de risco e o nível de blindagem a ser implementado, já que este deve estar de acordo com a necessidade da segurança. Os principais itens que podem receber a blindagem são portas, alvenarias e vidros. Qualquer tipo de ambiente (imóvel) que requeira segurança pode ser blindado, seja comercial, industrial ou residencial.
Ele informa que não há necessidade de realizar uma análise de risco do imóvel. A implementação da blindagem não está atrelada ao risco do imóvel, mas a necessidade que o cliente tem em aumentar a segurança. Vargas coloca que é possível realizar a blindagem arquitetônica de uma construção antiga com o chamado “Retrofit”, ou seja, reforma-se o local a ser blindado de forma customizada para adaptar as novas instalações, sem prejudicar o projeto arquitetônico inicial.
Segundo ele, o tempo para finalizar a blindagem vai depender da complexidade do projeto. No caso de uma porta blindada residencial, por exemplo, o tempo médio de instalação é de um dia útil. O prazo de validade do item blindado é indeterminado. Os itens blindados não se requerem manutenções periódicas, a não ser limpeza comum.
Um fator importante destacado por Vargas é que a empresa de blindagem arquitetônica deve ser certificada pela Norma ABNT NBR 15000, sendo esta a principal norma adotada pelo setor de blindagem que observa, rigorosamente, armas e seus calibres; parâmetros de distância e número de disparos; massa, configuração, aceleração e velocidade de projéteis, temperatura, velocidade de vento etc.