O incremento na entrega dos imóveis residenciais novos em Curitiba tem direcionado a atenção das construtoras e incorporadoras para a melhoria do serviço de assistência pós-venda ao cliente. Os dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR) indicam que o pico nas entregas aconteceu em 2013, num total de 15.139 apartamentos repassados aos compradores, em decorrência do boom de lançamentos ocorrido em 2010 e 2011. No ano passado, foram 9.072 unidades entregues e, conforme a entidade de classe, nesse ano a previsão é de aproximadamente mais seis mil unidades na capital paranaense.
Engana-se quem pensa que o repasse do imóvel ao comprador é o fim do trabalho para as construtoras e incorporadoras. O Artigo 618, do Código Civil, determina que o empreiteiro de materiais e execução responda, durante o prazo de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho realizado, bem como pela qualidade dos materiais usados na obra. A legislação prevê ainda – no Artigo 50, da Seção I, do Código de Defesa do Consumidor – que junto com a garantia legal, a empresa entregue um manual de instrução, instalação e uso dos produtos em linguagem didática, com ilustrações.
Repasse de informações
O conteúdo também deve se adequar às normas técnicas do setor, entre elas a ABNT NBR 15.575 (Desempenho das Edificações); a ABNT NBR 5.674 (Manutenção das Edificações); e a ABNT NBR 14.037 (Diretrizes para Elaboração de Manuais de Uso, Operação e Manutenção das Edificações). O cuidado com o repasse das informações adequadas ao comprador, corresponsável pela conservação do imóvel com a construtora ou incorporadora, tem a finalidade de reduzir os problemas gerados pelo mau uso ou pela manutenção incorreta da edificação, estes responsáveis por cerca 10% das falhas e defeitos.
Segundo o diretor de empreendimentos da Swell Construções e Incorporações, Leonardo Pissetti, as principais dúvidas quando da entrega do imóvel estão relacionadas à possibilidade de reforma, ampliação ou fechamento de sacada, sobrecarga da laje e retirada ou colocação de parede. A fim de antecipar as soluções ao cliente, ele conta que a incorporadora, especializada na construção de empreendimentos de alto padrão em Curitiba, entrega um guia com as respostas das principais questões já na assinatura do contrato de promessa de compra e venda, com as informações básicas sobre os itens de acabamento que serão usados no imóvel.