A certificação realizada pelo Inmetro é obrigatória em diversos produtos utilizados no cotidiano. Empregada dos itens mais simples aos mais complexos, essa certificação ajuda a prevenir acidentes, e para o mobiliário infantil a regra não poderia ser diferente. Por isso, a Baby Dreams possui somente fornecedores e parceiros que cumprem essa exigência, como a Sleeper, fábrica de móveis para bebês e crianças.
Dentre os móveis infantis relacionados a acidentes com crianças e bebês, o mais citado é o berço, segundo o Conselho Científico da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo), devido, principalmente, a falhas de projeto. Justamente para minimizar os riscos de acidentes com ferimentos é que essa normativa foi criada. Contando que bebês recém nascidos dormem cerca de 15 a 16 horas por dia, o berço se torna o item de maior interesse para a saúde física da criança. Por isso, no momento da decisão de compra, a maior preocupação dos pais deve ser a segurança do bebê. “Certificar-se de que o produto que o consumidor está adquirindo tem o selo Inmetro é uma prova de consumo consciente e cuidado com a família”, enfatiza Marianna Azevedo, gerente nacional de vendas da Sleeper.
Por não conseguir imaginar as infinitas possibilidades que podem ocorrer com o bebê dentro de um berço, os pais, principalmente os de primeira viagem, não atentam para os perigos de um móvel não certificado. Por isso existe um órgão que regulamenta e analisa todas as situações possíveis. “Esse trabalho prévio, faz com que as indústrias se adequem a todas as normas e evitem que quaisquer dessas possibilidades imaginadas ocorram”, explica Marianna.