Um dos artifícios que auxiliam na busca pela materialização da individualidade dos moradores é a fotografia, e elas não se limitam apenas a cliques pessoais, da família. Para a fotógrafa Mariana Canet registros fotográficos trazem vida ao ambiente, além de poderem ser apreciados durante horas, dias e meses, porque sempre algo novo pode ser observado.
Algumas dicas devem ser levadas em consideração ao optar pela fotografia na decoração de interiores. Segundo a arquiteta Daniela Barranco, é possível utilizá-las em qualquer ambiente. “As imagens podem estar em composição com quadros, objetos ou mesmo só com outras fotos. Podemos direcionar com mais facilidade os tons, os tipos e os tamanhos de trabalhos como quisermos, basta levar em consideração o estilo da decoração, as cores do ambiente e a harmonia entre as dimensões para obter o resultado desejado”, explica a arquiteta.
A parede onde as fotografias serão fixadas deve estar bem visível, e sem outros detalhes decorativos para evitar a concorrência de atenção e poluição visual. Corredores largos e paredes grandes são boas opções para inseri-las. Usar tamanhos diversificados prometem deixar o visual do ambiente mais dinâmico.
Vale lembrar ainda que somente fotos não decoram um ambiente por si só. É preciso pensá-las em conjunto com os móveis, iluminação, cores e acessórios. Em contrapartida, não há regras rígidas sobre o uso: coloridas podem compor com fotos em preto e branco ou sépia, podem receber moldura, ou não, tudo depende do gosto e necessidade de quem vai contemplá-la todos os dias.